Suspeito é preso pela Polícia Civil por esquema de agiotagem e extorsão

30 de maio de 2017 - 18:49

Uma investigação desenvolvida pela Polícia Civil do Estado do Ceará, por meio do 2° Distrito Policial, resultou na prisão de um policial rodoviário federal aposentado, envolvido em um esquema de agiotagem e extorsão, nesta terça-feira (30). As apurações, acerca das práticas criminosas, iniciaram após uma vítima procurar a Polícia e denunciar que vinha sendo extorquido e ameaçado de morte pelo homem. O policial aposentado foi preso em um estabelecimento comercial, no bairro Aldeota – Área Integrada de Segurança 01 (AIS 01).

De posse de tais informações, os policiais diligenciaram e localizaram o agiota, identificado por José Gladstone Arraes Bandeira (73) – com antecedentes criminais por ameaça, apropriação indébita e posse ilegal de arma de fogo. De acordo com o delegado Dionísio Amaral, que presidiu o inquérito policial, a vítima fez um empréstimo no valor de R$ 150 mil, em um esquema de agiotagem. Depois, retornou o valor de R$ 200 mil para José Gladstone. Mesmo tendo recebido o dinheiro, o suspeito continuava a exigir da vítima, que um valor em torno de mais de um milhão de reais fosse pago. Após negar-se a pagar a quantia cobrada pelo investigado, a vítima passou a receber ameaças de morte, que eram proferidas contra ele e também contra a sua família.

No interior do veículo de José Gladstone, os policiais apreenderam papeis com anotações referentes aos empréstimos concedidos por ele, além de três carregadores de pistola .40, munições calibre 9 mm e dois coldres de pistola. O preso foi conduzido para o 2° Distrito Policial, no bairro Aldeota, onde foi autuado em flagrante pelo crime de extorsão e ameaça.