Oito pessoas são capturadas e quatro armas de fogo são apreendidas em operação coordenada pela SSPDS

12 de maio de 2017 - 19:33

Oito capturados. Este foi o resultado da operação desencadeada, na manhã de hoje (11), pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), juntamente com suas vinculadas – Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Perícia Forense – na cidade de Aquiraz, na Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13).  Denominada por “Desintoxicação”, a ofensiva contou com a presença do secretário da SSPDS, André Costa, e com cerca de 250 profissionais de segurança.

No total, foram cumpridos quatro mandados de prisão por tráfico de drogas, e também de busca e apreensão coletivo, na Comunidade dos Trezes, na localidade da Prainha. Por força do mandando coletivo, 250 imóveis foram vistoriados pelos agentes de segurança. Com os suspeitos, foram apreendidas quatro armas de fogo e um simulacro de fuzil. A ação contou, ainda, com o apoio da aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).

Quatro suspeitos foram presos por força dos mandados judiciais, sendo eles, Railan da Rocha Santos (23), conhecido “Crânio” e com passagens pela Polícia por homicídio consumado e tentado, tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo; Felipe Ferreira Caetano (30) – conhecido por “Quinca”, sem antecedentes; Andressa de Oliveira (25) – com antecedente criminal por tráfico de drogas; e Carlos Almeida Melo (26) – conhecido por “Loirinho” e com passagem por roubo e crime contra a administração pública. Os quatro indivíduos são suspeitos de envolvimento no tráfico de drogas na região e eram investigados pela Polícia Civil por atuação na prática criminosa.

Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão coletivo, os policiais prenderam dois homens em posse de armas de fogo. Alexandre Aguiar das Merces (38) – natural de São Paulo e conhecido por “Paulista” – já possui 12 passagens pela Polícia, sendo cinco por homicídio e os demais por furto, tráfico de drogas, receptação, crime de trânsito, porte ilegal de arma de fogo e ameaça. Com ele, os agentes de segurança apreenderam uma pistola .40 e um simulacro de fuzil. O segundo suspeito, identificado por Fábio Saraiva Mota (40) – sem antecedente – foi preso com um revólver calibre 38.

Duas adolescentes de 17 anos, que estavam com um revólver de fabricação artesanal e uma pequena quantidade de drogas, também foram apreendidas. Um revólver foi apreendido em uma residência abandonada na região. De acordo com o delegado Nelson Pimentel, titular da Delegacia Metropolitana de Aquiraz, há suspeitas que o imóvel, onde foi encontrada a arma de fogo, era utilizado para ponto de armazenamento de materiais ilícitos.

“Foi uma operação bastante exitosa, com destaque para a ação integrada envolvendo as Forças de Segurança do Estado”, enfatizou o secretário André Costa. O gestor da SSPDS ressaltou, ainda, a atuação da Polícia Civil, que esteve à frente das investigações do local alvo da investida, realizando todos os levantamentos necessários e fundamentais para os bons resultados apresentados a sociedade.