Polícia Civil age rápido e evita roubo de carga na Região Metropolitana

5 de maio de 2017 - 19:54

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) evitou o roubo de uma carga de eletrodomésticos e apreendeu uma arma de fogo e um carro roubado com dois suspeitos. A ação policial, desenvolvida por equipes da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), foi efetuada na noite de ontem (04), nas proximidades das Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa), na Região Metropolitana de Fortaleza.

De acordo com o delegado Fernando Cavalcante, titular da DRFVC, os policiais da especializada receberam denúncias sobre a movimentação suspeita de um veículo Onix de cor prata nas proximidades da Ceasa, no município de Maracanaú – Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12). As informações repassadas à Polícia indicavam que o carro seguia caminhões carregados de mercadorias para cometer assaltos. Então, em diligências pela área, os investigadores perceberam um automóvel com as mesmas características seguindo um caminhão.

O Onix, com emplacamento PWX-5006, foi abordado pelos policiais civis. O carro era conduzido por Linconl Raphael Araujo Barbosa (29), que responde a seis procedimentos policiais, sendo quatro por roubo, um por tráfico e o outro por crime contra a paz pública; tendo como passageiro Lenilson Ribeiro Ferreira da Silva (31), que possuía um mandado de prisão em aberto por roubo e responde a dois inquéritos pelo mesmo crime e a um por furto. Os agentes de segurança verificaram que o veículo era roubado e estava com chassi adulterado e placas clonadas. Com a dupla, também foi apreendido um revólver calibre 38 municiado.

Os dois suspeitos foram encaminhados à sede da DRFVC, em Fortaleza, e autuados em flagrante por roubo qualificado por emprego de arma e concurso de pessoas, receptação, associação criminosa, falsificação de documento público, uso de documento falso, adulteração de sinal identificador de veículo e na Lei das Organizações Criminosas. No momento da abordagem policial, os capturados confessaram o plano de roubo.

Uma motocicleta com outros dois suspeitos também dava apoio à dupla presa. Um deles seria o fornecedor do revólver apreendido e considerado braço direito do chefe de um grupo criminoso envolvido em roubos de cargas em território cearense. Ainda segundo o delegado Cavalcante, os presos foram reconhecidos por outros crimes de roubo de carregamentos. Lenilson Ribeiro também é investigado em assaltos cometidos contra lotéricas situadas no bairro Bom Jardim, além de ser apontado como o responsável por tomar os caminhões e os levar para receptadores. A Polícia segue com as investigações no sentido de capturar os outros envolvidos no esquema criminoso.