Caso Dandara: Envolvidos são capturados em operação policial

7 de março de 2017 - 19:42

Uma ação integrada das forças de segurança do Ceará – Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Perícia Forense e agentes lotados nas Coordenadorias da Secretária da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) – realizada nesta terça-feira (07), no bairro Granja Lisboa, na Área Integrada de Segurança 02 (AIS 02) de Fortaleza, e no município de Trairi, na AIS 17, resultou na captura de quatro envolvidos no homicídio que vitimou Dandara dos Santos (42), ocorrido no dia 15 de fevereiro no bairro Bom Jardim. Na tarde de ontem (06), outro envolvido já tinha sido capturado.

De acordo com o delegado Bruno Ronchi, titular do 32º Distrito Policial e presidente do inquérito policial, os envolvidos capturados são três adolescentes, com idades de 16 e 17 anos, e dois adultos que tiveram participação no crime. Entre eles, o que gravou toda a ação e um dos que aparecem agredindo a vítima. Atuam nas investigações do homicídio, policiais civis dos 12º, 32º Distritos Policiais e da Delegacia da Criança e Adolescentes (DCA).

Conforme André Costa, titular da SSPDS, o trabalho de investigação foi uma resposta rápida dada pela Polícia para a sociedade. “O governador nos cobrou empenho tanto nas investigações, quanto para tratarmos de um plano de proteção as minorias. Todos os homicídios ocorridos aqui no estado são investigados e têm inquérito instaurado. Mas não podemos admitir de forma alguma crimes motivados por ódio e discriminação de qualquer tipo”, frisou o secretário.

Na tarde de hoje, policiais civis capturaram em Mundaú, no município de Trairi, um adolescente de 17 anos. Já nas primeiras horas de hoje foi capturado outro adolescente, também de 17 anos, e dois adultos identificados como Isaias da Silva Camurça (25), vulgo “Zazá”, que já responde procedimentos por homicídio, crime de trânsito e contra a administração pública, e Júlio César Braga da Costa (19), sem antecedentes criminais, identificados com partícipes do crime. Os mandados de prisão foram representados pelo delegado Bruno junto a 1ª Vara do Júri da Capital.

Já na tarde de ontem (06), o adolescente de 16 anos foi apreendido em sua residência na Travessa Descartes Braga, na Granja Lisboa, por policiais da Coordenadoria de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social. No momento da abordagem, ele usava a mesma roupa que utilizava no dia do crime.

Plano de proteção e combate à violência e discriminação contra as minorias

O secretário da SSPDS, André Costa, juntamente com as Coordenadorias Especiais de Políticas Públicas para LGBT, Direitos Humanos e Mulheres do Estado do Ceará, se reuniu, na tarde de hoje, com entidades representativas da comunidade LGBT, do poder público e da sociedade civil, no intuito de traçar um plano constante de proteção e combate à violência e discriminação contra as minorias.