Polícia civil desarticula esquema criminoso de venda de cargas roubadas

26 de janeiro de 2017 - 19:50

Eletrodomésticos, móveis, produtos de limpeza e alimentos roubados foram recuperados pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) em ações realizadas pela Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC). Os produtos pertencem a quatro cargas que foram roubadas para serem revendidas ilegalmente. Os trabalhos policiais que resultaram na recuperação dos produtos se desenvolveram nos últimos dois dias (24) e (25) e também culminaram nas prisões de dois homens envolvidos no esquema criminoso.

“As investigações sobre o roubo de uma carga avaliada em R$ 120 mil nos levaram ao motorista”, explica o delegado Fernando Cavalcante, titular da DRFVC e responsável pelo caso. O motorista mencionado por ele se trata de Marcos Antônio de Sousa da Silva (26), apontado nos levantamentos policiais como responsável por transportar os produtos tomados nos assaltos. A carga subtraída era composta por produtos variados, como alimentos e itens de limpeza. Marcos também atuava na quadrilha realizando transações bancárias com o dinheiro oriundo dos crimes.

Marcos, que não possuía antecedentes criminais, foi preso em mais uma viagem clandestina. Ele foi interceptado por investigadores da DRFVC, quando seguia em um caminhão baú de cor branca e placas EWU-2715, de São Paulo, em Caucaia – Região Metropolitana de Fortaleza. O veículo estava carregado com uma parte da carga em R$ 120 mil – roubada na última segunda-feira (23,) em Maracanaú. O suspeito pretendia levar a mercadoria para a cidade de Itapipoca, a fim de vendê-la lá. Mas o plano foi frustrado pela Polícia.

O homem ainda apresentou várias notas fiscais aos policiais, emitidas pela empresa vítima do roubo e disse que foi contratado, por telefone, por um homem para fazer o frete do material. Mas esta não é a primeira vez que o preso participa do negócio ilícito. Ele transportou produtos roubados outras três vezes, de Pacatuba pra Fortaleza, de Maracanaú para Pacatuba e de Guaiuba para Horizonte. Nesta última viagem, o endereço da entrega, de cereais, foi o estabelecimento comercial de Francisco Chagas de Abreu Neto (31), também sem antecedentes criminais. No local, os policiais prenderam o homem e recuperaram os alimentos. Os outros produtos – móveis e eletrodomésticos, foram localizados na casa de Marcos, situada no Acaracuzinho, em Maracanaú.

O homem apontado como chefe do bando foi identificado como Antônio Fernandes de Amorim Filho (31), conhecido como “Feio” – preso desde o ano passado, em uma ação da DRFVC. Ele responde a treze procedimentos policiais, sendo nove por roubo de carga e os demais por receptação, posse ilegal de arma de fogo e crime contra a fé pública. Ainda de acordo com o delegado Fernando Cavalcante, o presidiário também será indiciado nos inquéritos policiais que investigam os roubos das cargas. Durante as investigações, os policiais também descobriram o envolvimento de outro homem: Epaminondas Ferreira da Silva (35), que responde a doze procedimentos por lesão corporal, estelionato, homicídio e roubo de carga, entre outros. Ele é apontado como intermediário nas ações delituosas e também é procurado pela Polícia.

Os dois presos foram conduzidos à sede da DRFVC, em Fortaleza. Marcos foi autuado em flagrante por receptação, associação criminosa e na Lei das Organizações Criminosas, e Francisco Chagas foi autuado por receptação. As investigações sobre os casos continuam.