Polícia Civil desativa laboratório de fabricação de drogas e captura três pessoas

24 de janeiro de 2017 - 18:01

Duas ações simultâneas da Polícia Civil do Estado do Ceará, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), realizadas na noite dessa segunda-feira (23) e na tarde de hoje (24), resultou na desativação de um laboratório de fabricação de drogas, além das capturas de três pessoas e a apreensão de mais de 33 kg de entorpecentes e insumos.

Conforme o delegado Osmar Berto, titular da Draco, os policiais da especializada investigavam um grupo criminoso que atua no tráfico de drogas em Fortaleza e na Região Metropolitana, quando passaram a realizar diligências sobre duas entregas de drogas que iriam ocorrer na noite de ontem. Com as informações, as equipes da Draco foram deslocadas para um dos locais, das possíveis entregas: um posto de combustível nas proximidades do quarto anel viário, no bairro Pedras, na Área Integrada de Segurança 04 (AIS 04), em Fortaleza.

Ao perceberam um carro em situação suspeita, os policiais resolveram abordar o casal que estava no veículo Montana, de placas OGE 2629, e descobriram tratar-se de  Keytilene Rabelo dos Santos (20), a “Keyte”, que já responde seis procedimentos criminais, sendo três por homicídios, e os outros por lesão corporal dolosa, tráfico, associação para o tráfico de drogas e crime contra a administração pública, e Nilson Alves Ramos (38), o “Paulista”, que já foi preso por policiais da Delegacia de Narcóticos, em 2008. Com eles, os policiais encontraram uma quantidade de cocaína e crack. O casal foi separado e os policiais passaram a diligenciar em endereços fornecidos por eles.

Duas residências no município de Maracanaú, na AIS 08, foram vistoriadas pelos agentes. A primeira é de propriedade da mãe de “Keyte” e localizada no bairro Cidade Nova. No local, foi encontrada droga dentro de um guarda-roupa e em um veículo Voyage, de placas OIH 5872. De lá os policiais seguiram até a residência da presa, no bairro Pajuçara, onde localizaram mais drogas e insumos do tipo mineíta. Dando continuidade as investigações, os policiais seguiram até uma residência na cidade de Acarape, na AIS 13, onde descobriram o laboratório e apreenderam um vasto material de fabricação e manipulação de drogas.

Em uma outra ação, simultânea à prisão do casal, os policiais civis também capturaram Tiago Bandeira de Lima (20), que já responde por tráfico de drogas e homicídio. O homem foi preso quando conduzia o veículo Clio de placas NUS 9635. Ele foi abordado, no bairro Pajuçara, quando se preparava para fazer uma entrega de drogas. Os entorpecentes estavam escondidos por debaixo dos forros das portas do carro.

Já na tarde de hoje, dando continuidade às investigações, os policiais foram até um sítio, de propriedade do Nilson, na Pacatuba, e apreenderam um rifle calibre 44 com dez munições, mais três quilos de cocaína e crack e três balanças de precisão. No momento da prisão, Nilson se identificou como Fernando Alves Ramos, seu irmão já falecido. Porém, os policiais descobriram sua verdadeira identidade.

No total, os policiais apreenderam 13,26 quilos de crack, cocaína e maconha, além de 20 quilos de mineíta (pó químico utilizado para desdobramento de cocaína e fabricação de crack), seis frascos contendo creatina, 24 frascos de bicarbonato de sódio, cinco balanças de precisão, uma prensa hidráulica, apetrechos utilizados no laboratório, como liquidificadores, peneiras, colheres e um rolo de papel alumínio, além dos três veículos que estavam com os presos. Os três capturados foram encaminhados para a sede da Draco, onde foram autuados em flagrante por tráfico, associação para o tráfico de drogas, organização criminosa, além de posse ilegal de arma de fogo.