Draco apreende terceira metralhadora em menos de uma semana

28 de dezembro de 2016 - 17:46

Uma ação da Polícia Civil do Estado do Ceará, desenvolvida por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), resultou nas prisões de dois homens e na apreensão de duas armas de fogo, sendo uma delas uma metralhadora 9 mm – os suspeitos se preparavam para comercializá-la. A investida ocorreu, nessa segunda-feira (26), no bairro Jardim das Oliveiras – Área Integrada de Segurança 04 (AIS 04). Esta é a terceira arma de alto poder destrutivo apreendida pela especializada em menos de uma semana e a quarta neste mês de dezembro.

Por meio de levantamentos efetuados pela Draco, foi identificado que integrantes de grupos criminosos estavam se articulando para compra e venda de armas de fogo; e o ponto de encontro seria em um posto de combustível, localizado na Avenida Rogaciano Leite. Os policiais então diligenciaram até o estabelecimento, onde visualizaram um Fiat Mille parado e, logo em seguida, a aproximação de um homem em uma motocicleta. A equipe abordou o condutor da moto, identificado por José Wellington Sousa Ferreira (33), que já possui antecedente criminal por tráfico de drogas. Já o outro veículo conseguiu se evadir do local.

Com José, foi apreendido um revólver calibre 38, que seria negociado juntamente com uma metralhadora 9 mm. Com a prisão do primeiro suspeito, a Polícia chegou a Elistênio de Sena Barbosa (25) – que responde a dois Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) por contravenção penal e crime contra a administração pública. O suspeito residia em uma comunidade conhecida por Vila Cazumba, onde após buscas na propriedade, os policiais localizaram e apreenderam a arma de fogo de uso restrito.

Os dois suspeitos foram conduzidos para a sede da Draco, onde foram autuados em flagrante por associação criminosa e porte ilegal de arma de fogo. A Polícia Civil mantém as investigações com o objetivo de identificar os demais envolvidos no esquema criminoso.

Outras ações da Draco

A metralhadora apreendida na segunda-feira é a terceira arma de alto poder destrutivo apreendida, em menos de uma semana, em Fortaleza. Na última sexta-feira (23), a Draco e a Divisão Antissequestro (DAS) realizaram a apreensão de três armas – sendo duas metralhadoras e uma pistola – além da captura de quatro homens, que fazem parte de uma organização criminosa que atua na Comunidade do Gueto, na Barra do Ceará, Área Integrada de Segurança 01 (AIS 01).

O grupo era investigado por tráfico de drogas e existia a suspeita que eles estivessem se articulando para cometer um sequestro na Capital. Após a prisão do trio e a apreensão de uma pistola calibre 9 mm municiada, a Polícia chegou ao local onde as duas metralhadoras, uma FAMAE cal. .40 e uma INA 9 mm, estavam escondidas. O material bélico estava em uma sacola em cima dos telhados de uma residência no Gueto.
Metralhadora Lehky Kulomet ZB.

No dia 05 de dezembro, uma ação desenvolvida por policiais civis da Draco resultou na apreensão de uma arma de calibre .30, que nunca havia sido apreendida no Ceará. A metralhadora LEHKY KULOMET ZB, fabricada na antiga República da Tchecoslováquia, estava escondida em uma residência na comunidade da Rosalina, no bairro Passaré, na Área Integrada de Segurança 05 (AIS 05).

Após uma abordagem ocorrida no bairro Pirambu (AIS 01), que resultou na prisão de três suspeitos e a apreensão de alguns tabletes de droga, a Polícia seguiu até a residência de uma das envolvidas, na Avenida 2, na Comunidade da Rosalina, no Passaré, e localizaram a arma e mais maconha. O material estava escondido em um fundo falso em um quarto da residência. No total, os policiais apreenderam a metralhadora Lehky Kulomet ZB calibre .30, 72 munições do mesmo calibre, cerca de 16 quilos de maconha prensada, além de uma pequena quantidade de cocaína, um caderno com a contabilidade do grupo criminoso, comprovantes de movimentações bancárias, celulares e a quantia de R$ 1,2 mil.

Apreensão de armas

De janeiro a novembro de 2016, as Polícias Civil e Militar do Ceará apreenderam 5.324 armas de fogos. O mês com maior registro de apreensões em 2016 foi outubro, com 556 armas coletadas; seguido pelo mês de janeiro, com 525 apreensões. As armas mais apreendidas são o revólver com 3.161 unidades apreendidas – o que corresponde 59,37% das apreensões -; seguido pela espingarda com 1.228, equivalente a 23,06%; e 771 pistolas, equivalente 14,48% das apreensões. No mesmo período, a apreensão de armamentos com maior potencial destrutivo foi de 23 unidades, sendo cinco escopetas, 13 fuzis, duas metralhadoras e três submetralhadoras.