Dipre alcança mais de 48 mil pessoas com palestras educativas em 2016

27 de dezembro de 2016 - 18:14

Desenvolver ações preventivas de combate a violência e do uso indevido de drogas, disseminando conhecimento científico e ético para a promoção de uma sociedade pacífica e solidária, contribuindo com uma melhor qualidade de vida na sociedade cearense. Este é o objetivo, há 21 anos, da Divisão de Proteção ao Estudante (Dipre) da Polícia Civil do Estado do Ceará, que em 2016 alcançou 48.339 pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos, atuando em instituições de ensino, além de empresas e entidades religiosas, de nove municípios cearenses.

Atuando, por meio do projeto “Uma Ciranda pela Vida, de mãos dadas contra as drogas”, neste ano, nos municípios de Fortaleza, Caucaia, Eusébio, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Guaramiranga, Juazeiro do Norte e Aracati, a Dipre coordenou e executou atividades de prevenção a violência e do uso indevido de entorpecentes no âmbito da Polícia Civil.

No total, foram 29 escolas, sendo 27 da rede pública e duas de ensino particular, onde foram ministradas palestras de temas diversos, como: violência sexual contra crianças e adolescentes, prevenção do uso indevido de drogas – diga sim a vida; violência doméstica e familiar, bullying, álcool – perigos e desafios na adolescência; protagonismo juvenil, mediação de conflitos, o perigo de se expor na internet e prevenção à homofobia.
Além disso, a Dipre realizou o Curso de Formação de Multiplicadores e Prevenção ao Uso de Drogas, no qual foram desenvolvidas disciplinas como conhecimento científico sobre entorpecentes, legislação da Lei das Drogas e atividades preventivas. Os ensinamentos da Divisão alcançaram também, instituições de ensino superior, nos cursos de farmácia, enfermagem, direito e engenharia química. Além de profissionais das áreas de educação e saúde, conselheiros tutelares e assistentes sociais de todos os locais contemplados com as iniciativas. As guardas municipais de Fortaleza, Eusébio e Maracanaú também receberam as ações da Divisão, assim como funcionários de empresas privadas.

“Neste ano de 2016, tivemos uma experiência surpreendente, pois ultrapassamos os muros das escolas e desenvolvemos o trabalho em outras esferas, como a disseminação em empresas e também em comunidades religiosas”, afirma o diretor da Dipre e o inspetor da Polícia Civil, Silvio Maia.
Ao término do Curso de Formação de Multiplicadores e Prevenção ao Uso de Drogas, os formandos recebem um diploma e também uma apostila padronizada, que subsidiará no repasse dos conhecimentos adquiridos.

Medalha do Mérito Funcional

Francisco Sílvio Maia, diretor da Dipre, foi agraciado com a Medalha e Prêmio do Mérito Funcional, do Governo do Estado do Ceará, no dia 28 de outubro último. A honra foi concedida por reconhecimento às atividades desenvolvidas pela Dipre em todo o Estado. A condecoração foi entregue pelas mãos da vice-governadora, Izolda Cela, em uma solenidade realizada na Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag).

“É o resultado de um trabalho que fizemos por meio do empenho de toda a equipe da Dipre. É gratificante ter o reconhecimento do nosso trabalho por meio de honra concedida pelo Governo do Estado. Além disso, tivemos a oportunidade de mostrar o trabalho que realizamos e acima de tudo, desenvolvendo o nosso dever como profissionais de segurança.”, enfatiza Silvio Maia.

A Medalha do Mérito Funcional é uma iniciativa do Governo do Estado em reconhecimento a iniciativas inovadoras. Anualmente servidores e empregados públicos são premiados por suas ações. Os projetos obedecem a critérios do regulamento, como inovação, eficiência no uso dos recursos públicos, efetividade de resultados, aprendizado organizacional, responsabilidade social, relevância da ação, possibilidade de multiplicação e satisfação dos cidadãos e sociedade. Uma comissão julgadora é responsável por selecionar os melhores trabalhos ou ações dos servidores públicos no âmbito estadual.

A Dipre em números

Com 21 anos de história, a Dipre é um órgão integrante da estrutura da Superintendência da Polícia Civil do Estado do Ceará, subordinada ao Departamento de Polícia Especializada. Nos anos de 2000 a 2016, a especializada atendeu um público de aproximadamente 610.000 pessoas. Foram 549.000 estudantes, em 3.660 escolas públicas e particulares, na Capital e Interior do Estado. Foram visitados neste período, 83 municípios, onde foram capacitados mais de 3.000 multiplicadores para desenvolverem ações de prevenção a violência e do uso indevido de drogas em suas comunidades.

Planos para 2017
A Dipre pretende alcançar, em 2017, um número superior aos registrados neste ano de 2016. Entre os planejamentos, está incluso o objetivo de alcançar novas escolas e empresas, bem como retornar as instituições já visitadas, para conferir os resultados das ações desenvolvidas pela Divisão.

Assessoria de Comunicação da Polícia Civil do Estado do Ceará