Mandados busca e apreensão são cumpridos e local de briga de galos é desativado em operação policial

26 de dezembro de 2016 - 17:40

Investigações realizadas pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), sobre o tráfico de drogas na cidade de Itapajé, Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17), resultaram em uma operação realizada, nesta manhã (22), no município. Durante as diligências, os agentes de segurança também descobriram um imóvel que funcionava como local de brigas de galos. A estrutura foi desativada, 14 galos foram resgatados e o responsável pelo negócio criminoso preso. O trabalho policial contou com o apoio da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) e resultou ainda em oito mandados de busca e apreensão cumpridos.

A operação contou com a atuação de 60 policiais, entre civis e militares, das delegacias municipais de Itapajé, Paraipaba e Uruburetama, da Regional de Itapipoca, do Comando Tático Rural (Cotar) do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) da PM e de outras composições atuantes na região. Oito imóveis foram alvos dos mandados de busca e apreensão e, em três deles, quatro pessoas foram capturadas.

Um dos capturados é Aristóteles Cairo Braga Carneiro (62), conhecido “Nego Cairo”, que responde por posse ilegal de arma de fogo. Ele foi preso em seu sítio, onde ocorriam as brigas de galo. No imóvel, os policiais encontraram uma estrutura capaz de abrigar 84 galos, com ringue de luta para as aves e acentos para telespectadores, entre outros ambientes. No endereço, os policiais apreenderam nove galos, uma espingarda calibre 20, munições de calibres 20, 12 e ponto 40, uma quantidade de maconha e cocaína e uma balança de precisão. Os animais, da fauna silvestre brasileira, foram encaminhados para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Aristóteles foi preso em flagrante por tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo e por manter animais silvestres em cativeiro sem devida autorização.

Outros cinco galos foram apreendidos na residência de Israel Ferreira de Sousa (27), conhecido como “Zim”, que responde por homicídio. Ele foi atuado em um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) também por manter animais silvestres em cativeiro. Já na residência de Francisco Davi de Sousa Mesquita (18), os agentes de segurança encontraram 20 trouxinhas de maconha, sendo ele preso por tráfico de drogas. O homem estava na companhia de um adolescente – autuado em um ato infracional análogo ao delito de tráfico. Nos outros imóveis vistoriados, nada de ilícito foi localizado.

Os suspeitos e as apreensões foram levados à Delegacia Municipal de Itapajé para o registro dos procedimentos policiais. As investigações que culminaram na operação partiram da delegacia local. “Com o apoio de policiais militares, tivemos informações sobre a existência de drogas nas casas dos alvos”, detalha o delegado Bruno Montenegro, titular da delegacia de Itapajé e responsável pelo caso. O delegado também conta que as diligências continuam e visam a captura de outros suspeitos.

Prisão anterior

No último dia 13 de dezembro, “Nego Cairo” foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e crime ambiental e foi liberado após pagamento de fiança. Dentro da propriedade dele, a Polícia encontrou 48 aves silvestres, além de uma espingarda calibre 20, uma espingarda calibre 22, oito munições calibre 20, uma munição calibre 28, três munições calibre 22, um frasco de pólvora e um recipiente contendo espoletas. No local, os policiais encontraram estrutura que era utilizada para promover rinhas de galos.