AESP forma primeira turma de Técnico de Apoio de Solo da Ciopaer

19 de dezembro de 2016 - 17:38

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) realizou, nesta segunda-feira (19), a solenidade de encerramento da primeira turma do Curso de Formação de Técnico de Apoio de Solo da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). A capacitação formou 27 profissionais de segurança pública, incluindo 17 policiais militares, cinco policiais civis e cinco bombeiros, que a partir de agora estão habilitados a desenvolverem as atividades primárias para operacionalização das aeronaves da Ciopaer.

Segundo o coordenador adjunto da Ciopaer, tenente coronel BM Geraldo de França Junior, esta é uma das funções mais importantes da Coordenadoria e são estes profissionais que garantem o desenvolvimento das operações multimissões com aeronaves. “O técnico de apoio solo é muito importante para a vida operacional da Ciopaer, porque no dia a dia quem faz todas as tarefas ligadas ao abastecimento, à alimentação das aeronaves, inclusive como os caminhões de combustível e fazem toda a logística acontecer, são eles. A gente costuma dizer que até a nossa vida no chão depende deles. Então, é de extrema importância a formatura dessa primeira turma, pois sem essas pessoas não conseguiríamos desempenhar as atividades da Ciopaer com normalidade”, destacou o coordenador adjunto.

O curso aconteceu nas instalações da própria Ciopaer, entre os dias 5 e 16 de dezembro e teve uma carga horária de 76 horas/aulas. Neste período, os discentes acompanharam disciplinas teóricas e práticas de conhecimento básico sobre aeronaves e segurança operacional; atendimento pré-hospitalar; prevenção e combate a incêndio; ética, cidadania e direitos humanos; operação com veículos e abastecimento de aeronaves e segurança de aeroportos.


Assessoria de Comunicação da Polícia Civil do Estado do Ceará