Polícia Civil elucida homicídio de homem encontrado em mala no município de Acarape

15 de dezembro de 2016 - 17:01

 

Uma investigação realizada pela Polícia Civil do Estado do Ceará, por meio da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), resultou na elucidação e nas prisões dos envolvidos no crime que vitimou Antônio Francisco de Araújo (64). O corpo da vítima foi encontrado, no dia 04 de outubro deste ano, dentro de uma mala em uma estrada, na localidade de Tanques, no município de Acarape, na Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13).
Conforme o delegado Leonardo Barreto, da DHPP, o crime foi planejado e executado por três pessoas. São elas: Douglas de Lima Alves (23), o “Playboy”, que já responde por furto e inicialmente tinha sido autuado por receptação; José Giovane Alves Paz (42), que já responde por tráfico de drogas, e Maria Juliana Pereira de Andrade Elias (21), sem antecedentes criminais.
As investigações
Ainda segundo o delegado,após a localização do corpo, os policiais começaram a investigar e localizaram Douglas com o carro da vítima, um HB20 de placas PMB 0915. Ele foi capturado no dia 14 de outubro. Inicialmente, ele foi autuado por receptação e afirmou que alugou o carro de Antônio, porém a Polícia solicitou à Perícia Forense do Ceará (Pefoce) que fossem realizados exames de DNA no veículo da vítima. A Pefoce encontrou material genético de Antônio e de Douglas no porta malas do veículo. Já Juliana e Giovane foram capturados no dia 29 de novembro por força dos mandados de prisão solicitados pela DHPP, contra eles.
Com as investigações em andamento, Douglas resolveu confessar o crime. Em depoimento na DHPP, o homem afirmou que conheceu a vítima em um bar na Avenida Duque de Caxias, no Centro de Fortaleza. Combinou um encontro com ela e planejou com os dois comparsas como se daria a ação. Ele disse para Juliana e Giovane que iria ao encontro da vítima para assassiná-la e em seguida subtrair seus bens. O casal chegou a duvidar que ele cometeria o crime. Porém levaram Douglas para encontrar Antônio. Douglas afirmou que entrou no carro da vítima e seguiu para o seu apartamento. Lá, ele estrangulou Antônio e após confirmar que a vítima já tinha morrido, saiu no carro dela e foi até um posto de combustível e ligou para os comparsas que seguiram com ele para o apartamento da vítima.  Do local, eles subtraíram uma televisão, joias, cartões bancários, além do carro. O homem confessou ainda que, após o crime, os três envolvidos seguiram até o município de Acarape, onde deixaram o corpo e retornaram para Fortaleza e dormiram em um motel. Nos dias seguintes, fizeram diversos saques na conta da vítima, que resultou na subtração da quantia de R$ 7,3 mil.
A Polícia Civil  e a Pefoce também localizaram um fio de cabelo de Juliana no apartamento da vítima. Com as evidências periciais técnicas objetivas, vieram as confissões. “Além das provas testemunhais, os exames, como o de DNA, foram fundamentais para que descobríssemos toda a teia criminosa. Foi por meio da perícia realizada no apartamento da vítima, que conseguimos a evidência da participação efetiva da Juliana e dos demais comparsas no crime”, revelou Leonardo. O delegado afirmou ainda que com as investigações “foi possível refazer os últimos passos da vítima antes dela ser assassinada e os dos algozes após cometerem o delito”, detalhou.

O crime
As investigações apontaram que vítima e acusados se conheciam por frequentar os mesmos bares no Centro de Fortaleza. A trama criminosa foi traçada após Douglas se aproximar da vítima e combinar um encontro. Antes, porém, Douglas levantou a rotina de Antônio e convidou Juliana e Giovane, que mantinha um relacionamento extraconjugal, para participar do crime. Douglas ficou com a incumbência de assassinar a vítima. Já o casal foi responsável por levá-lo até o apartamento dela, antes do crime, e depois ocultar o corpo. O trio foi indiciado por latrocínio e ocultação de cadáver.