Polícia Civil divulga fotos de suspeitos de latrocínio de italiano; outros três envolvidos já foram capturados

9 de dezembro de 2016 - 14:48

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCC) divulgou, nesta tarde (08), os nomes e as fotos de outros três envolvidos no latrocínio (roubo seguido de morte) do turista italiano Alberto Antonio Pierlugi Baroli (51), ocorrido no último sábado (03). O caso é investigado pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e os trabalhos policiais prosseguem visando a captura dos suspeitos. Ao todo, seis pessoas estão envolvidas no crime, das quais três já foram capturadas.

De acordo com Leonardo Barreto, delegado da DHPP e responsável pelo inquérito que apura o caso, equipes da especializada e da Coordenadoria de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) estão em diligências à procura dos três infratores. Eles foram identificados como Gilmar Paiva de Morais (23), Emanoel Alfredo Moreira Alves (24) e Francisco HiarlenFerreira de Queiroz (19). A população também pode auxiliar os trabalhos policiais. Caso alguém tenha informações sobre o paradeiro dos suspeitos, denúncias podem ser feitas para o disque denúncia da SSPDS, pelo número 181, ou pelo 190, que é o telefone da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da secretaria. O sigilo é garantido.

null

Os infratores que se entregaram à Polícia, na sede da DHPP,se tratam de Thiago dos Santos Pereira (26), que não possuía antecedentes criminais, e sua namorada, uma adolescente de 16 anos, também sem passagens pela Polícia. O homem foi preso temporariamente em cumprimento a um mandado de prisão por latrocínio e roubo qualificado. De acordo com os levantamentos policiais, Thiago usou o carro no qual trabalhava– um Ford Fiesta de cor prata – para transportar os comparsas de Fortaleza para Beberibe, bem como para retornar com eles e os produtos subtraídos das vítimas. Os infratores cometeram roubos em duas residências situadas na Praia das Fontes. Uma delas pertencia ao italiano, que, durante o assalto, foi morto.

“Ele confessou que levou o grupo”, detalha o delegado Barreto. Aindasegundo o delegado, o preso deu fuga ao bando no primeiro roubo e é investigado por participação efetiva no latrocínio do italiano. “Não descartamos esta possibilidade, mas tudo ainda está sendo apurado”, enfatiza Barreto. O automóvel utilizado pelo infrator pertence à outra pessoa, a quem ele paga aluguel pelo uso do veículo. Thiago reside no bairro Sapiranga, Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3), e parte dos objetos roubados foram encontrados em sua casa.

O homem foi à DHPP acompanhado de sua namorada, de 16 anos, também suspeita de envolvimento no caso. Ela foi ouvida na especializada e direcionada à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), onde foi feito um relatório policial no qual a menor é autuada por latrocínio. O procedimento foi encaminhado para o Ministério Público da Infância e da Juventude da cidade de Beberibe, para que ela seja ouvida pelo promotor e o juiz ainda nesta quinta (08). Por não haver mais período de flagrante, a adolescente foi liberada da DCA na companhia de sua mãe e advogado.

Em depoimento, a adolescente assumiu que estava na casa de sua tia, Damiana Paiva da Silva (27), no dia do crime. A mulher foi presa ainda no sábado (03), por dar apoio ao bando em sua residência, que também fica em Beberibe.

Sobre o caso
O latrocínio do italiano Alberto Antonio ocorreu, por volta de 01h30 da madrugada de sábado (03), na casa da vítima. O homem estava na residência acompanhado de sua companheira, também italiana, quando foram surpreendidos por dois criminosos. Enquanto as vítimas dormiam, os infratores arrombaram o portão dos fundos do imóvel duplex e subiram ao quarto do casal. A mulher acordou primeiro e depois o homem, que, ao perceber a presença dos assaltantes, tentou reagir e entrou em luta corporal com eles, sendo lesionado à faca. Os suspeitos também trancaram a mulher no banheiro, a amarraram e subtraíram a quantia de cinco mil euros e outros objetos do local. A italiana conseguiu pegar um celular e ligar para um amigo, da mesma nacionalidade, que mora nas proximidades, e para a Polícia.

As forças de segurança do Estado do Ceará agiram rápido e, ainda no dia da ocorrência, equipes de policiais civis e militares capturaram Damiana e identificaram os demais envolvidos.  Durante as diligências, os policiais apreenderam quatro facas de tamanhos diferentes, como facão e foice, uma marreta, carregador de notebook, cinco celulares, fone de ouvido, duas mochilas, uma maleta vazia, dois notebooks, dois DVDs, ventiladores, duas TVs de 42 polegadas, a quantia de 80 reais, uma sacola com várias mídias de CDs, agenda e papeis diversos, uma garrafa com resto de bebida e objetos como cosméticos, sandálias, jogos, peças de roupa, uma rede branca e utensílios de cozinha, além de algumas ferramentas e eletrônicos. Parte da apreensão foi localizada na casa de Damiana e é oriunda de roubos cometidos nas casas.