Suspeita de envolvimento no latrocínio de italiano é presa e outros infratores são identificados

5 de dezembro de 2016 - 16:48

A ação policial culminou na captura de Damiana Paiva da Silva (27), que não possuía antecedentes criminais

As forças de segurança do Estado do Ceará agiram rápido e uma mulher foi presa e outras cinco pessoas foram identificadas por envolvimento no latrocínio (roubo seguido de morte) do turista italiano Alberto Antonio Pierlugi Baroli (51). A captura da suspeita ocorreu no mesmo dia do crime, no último sábado (03), durante um trabalho desenvolvido em conjunto por equipes das Polícias Civil e Militar do Ceará. O delito, que ocorreu em uma casa situada em Beberibe – Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) –, é investigado pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

A ação policial culminou na captura de Damiana Paiva da Silva (27), que não possuía antecedentes criminais. Ela é suspeita de dar apoio ao delito que resultou na morte do italiano e foi presa em sua residência, na localidade de Caetano, ainda em Beberibe.

Durante as diligências, os policiais apreenderam quatro facas de tamanhos diferentes, como facão e foice, uma marreta, carregador de notebook, cinco celulares, fone de ouvido, duas mochilas, uma maleta vazia, dois notebooks, dois DVDs, ventiladores, duas TVs de 42 polegadas, a quantia de 80 reais, uma sacola com várias mídias de CDs, agenda e papeis diversos, uma garrafa com resto de bebida e objetos como cosméticos, sandálias, jogos, peças de roupa, uma rede branca e utensílios de cozinha, além de algumas ferramentas e eletrônicos.

Parte da apreensão foi localizada na casa da mulher e é oriunda de roubos cometidos em duas casas situadas na Praia das Fontes – sendo uma delas pertencente ao italiano Alberto Antonio Pierlugi Baroli. A mulher foi conduzida pelos policiais à sede da DHPP, onde foi autuada em flagrante por latrocínio e, em depoimento, confessou sua contribuição na trama criminosa. A presa não participou efetivamente dos assaltos, mas sua casa serviu de base para os assaltantes, que lhe passaram informações sobre como ocorreriam os delitos. Eles estiveram no imóvel antes e depois dos crimes e dois dos partícipes, um homem e uma mulher, são seus sobrinhos. De acordo com levantamentos, o grupo utilizou um carro Fiesta para cometer os delitos e empreender fuga.

Em depoimento, Damiana confessou que há uma semana seu sobrinho lhe perguntou “se lá (Beberibe) era bom para cometer crimes”, tendo ela dito que “sim”, mas com um alerta sobre a presença da Polícia. Na sexta (02), a capturada recebeu em sua residência seu sobrinho, sua sobrinha, acompanhada e outros três suspeitos, já no intuito de praticarem os crimes.

O crime

O latrocínio do italiano Alberto Antonio ocorreu, por volta de 01h30 da madrugada de sábado (03), na casa da vítima. O homem estava na residência acompanhado de sua companheira, também italiana, quando foram surpreendidos por dois criminosos. Enquanto as vítimas dormiam, os infratores arrombaram o portão dos fundos do imóvel duplex e subiram ao quarto do casal. A mulher acordou primeiro e depois o homem, que, ao perceber a presença dos assaltantes, tentou reagir e entrou em luta corporal com eles, sendo lesionado à faca. Os suspeitos também trancaram a mulher no banheiro, a amarraram e subtraíram a quantia de cinco mil euros e outros objetos do local. A italiana conseguiu pegar um celular e ligar para um amigo, da mesma nacionalidade, que mora nas proximidades, e para a Polícia.

Equipes da DHPP e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) estiveram no local realizando os primeiros levantamentos e os procedimentos necessários. O casal de turistas estava no Ceará há alguns dias. A mulher foi encaminhada à sede da DHPP para ser ouvida e a Polícia Civil entrou em contato com o consulado italiano, a fim de que a vítima possa receber a devida assistência.