PCCE encerra comemoração de aniversário com corrida de rua na Beira Mar

21 de abril de 2024 - 15:55 # # # #

Texto: Lidiane Gonçalves

Durante as inscrições para a corrida a PCCE arrecadou duas toneladas de alimentos, que serão destinados para o Ceará Sem Fome, programa do Governo do Ceará

Com o objetivo de promover o incentivo ao esporte e o bem-estar de policiais civis, profissionais das Forças de Segurança e do público em geral, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) realizou, na manhã deste domingo (21), a tradicional corrida de rua para celebrar seu aniversário de 216 anos, que teve concentração e largada na Avenida Beira Mar, no Aterro da Praia de Iracema.

O evento fez parte da programação de comemoração da Instituição, que faz aniversário hoje. A corrida promoveu, ainda, a integração entre policiais civis, profissionais das Forças de Segurança, atletas profissionais e corredores amadores.

Na oportunidade, a primeira-dama do Estado do Ceará, e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Ceará Sem Fome, Lia de Freitas; o secretário da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio; e  delegado-geral da PCCE, Márcio Gutiérrez.

Também participaram da corrida, o secretário da Secretária da Administração Penitenciária (SAP), Mauro Albuquerque; a delegada-geral adjunta da PCCE, Teresa Cruz;  e o diretor de Planejamento e Gestão Interna, Otávio Coutinho.

A corrida reuniu mil pessoas na Avenida Beira Mar. Antes da largada, os corredores realizaram alongamento com exercícios foram orientados por profissionais do Departamento de Assistência Médica e Psicossocial (Damps) da PCCE. A largada se deu às 6h05, os participantes percorreram percursos de 3km, 5km e de 10km.

A primeira-dama, Lia de Freitas, parabenizou o evento e agradeceu a participação de todos que doaram alimentos durante as inscrições. Ela explicou, ainda, como os alimentos ajudam ao programa Ceará Sem Fome. “Gente, os dois quilos de alimentos doados por vocês, por exemplo, 1kg de arroz e 1kg de feijão, preenchem 15 quentinhas. Nós acrescentamos a proteína e as verduras. Uma pessoa ajuda a alimentar 15 pessoas. E, assim, proporcionamos a alimentação de 100 mil cearenses todos os dias”, ressaltou a primeira-dama.

O secretário da SSPDS, Samuel Elânio, agradeceu a participação de todos na corrida de aniversário da PCCE. “Essa corrida é um momento de festa e comemoração dos 216 anos da Polícia Civil, e celebramos também o seu avanço. A Polícia Civil tem mostrado o quanto é importante para as Forças de Segurança. É um momento emblemático, e temos motivos para festejar e ver o quanto a instituição cresceu e se modernizou. Além disso, esse evento promove a solidariedade em ajudar milhares de cearenses”, frisou o secretário.

O delegado-geral da PCCE, Márcio Gutiérrez, ressaltou sobre a corrida como parte da programação de aniversário da instituição. “Quero agradecer à primeira-dama que prontamente abraçou a nossa ideia e ainda aceitou ser a madrinha da corrida, e ao secretário, Samuel Elânio, pela parceria com todas as vinculadas da Segurança Pública, fazendo, assim, a coordenação e a integração com todas as Forças de Segurança, fazendo com que possamos avançar mais. Agradeço a participação de todos que celebraram esse dia feliz conosco, em especial, nossos policiais civis que tanto se dedicam pela instituição”, explicou o delegado-geral.

Meta de duas toneladas de alimentos

Como agradecimento pela arrecadação dos alimentos, a primeira-dama apresentou a PCCE com um cheque simbólico de duas toneladas de alimentos arrecadados para o programa Ceará Sem Fome.

Ceará Sem Fome

A primeira-dama Lia de Freitas foi madrinha da corrida da PCCE. Os alimentos arrecadados serão doados para o programa Ceará Sem Fome, do Governo do Ceará. “É uma honra ser madrinha da corrida da PCCE nesta edição, em que comemora 216 anos, uma Instituição muito importante para as Forças de Segurança do Ceará. Estamos celebrando aqui esse ato de solidariedade em que foi arrecadado 2 toneladas de alimentos não perecíveis que serão direcionados para instituições que têm cadastro junto ao Conselho de Assistente Social do Estado do Ceará que realizam atividades recreativas com as comunidades mais carentes e entregam refeições prontas. Nós temos mais de 70 entidades cadastradas”, conta Lia de Freitas. O acompanhamento pode ser feito através do site cearasemfome.ce.gov.br. Uma das frentes é a rede de cozinha que atende diariamente 100 mil pessoas em todo o Ceará.

Ganhadores da corrida

Os percursos foram divididos em 3km, 5km, e 10km, onde os participantes escolheram no ato de suas inscrições. As premiações com troféus foram entregues para o 1º, 2º e 3º colocados nos percursos de 5km e 10km, nas categorias masculino e feminino. Além disso, foram premiados os corredores de 10km pela modalidade de 18 a 39 anos, de 40 a 59 anos e acima de 60 anos. Todos os participantes receberam medalha ao final da prova. A classificação de todos os participantes da corrida “Polícia Civil 216 anos” foi coordenada pela Cronoteam, empresa de cronometragem esportiva especializada em corrida de rua. Confira os resultados aqui

Fotos da corrida

Confira as fotos da corrida, clique aqui e clique aqui.