PCCE participa de I Simpósio de Investigação Criminal para alunos de Direito na Unifor

11 de abril de 2024 - 13:54 # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) participou, noite desta quarta-feira (10), do I Simpósio Cearense de Investigação Criminal, evento realizado pelo curso de Direito da Universidade de Fortaleza (Unifor). Na oportunidade, o delegado-geral da PCCE, Márcio Gutiérrez, ministrou palestra no auditório da Biblioteca Central sobre a temática “A Polícia Civil e a Investigação da Lavagem de Dinheiro” voltada para a comunidade acadêmica.

“Apresento um paralelo entre o fenômeno do crime organizado e dos grupos criminosos. Para que todos tenham uma compreensão do cenário. Esse fenômeno não é local, mas nacional. Todas as Forças de Segurança do país trabalham no enfrentamento aos grupos criminosos e essa é uma missão de todos. E a investigação criminal é importantíssima para que a gente consiga responsabilizá-los”, explicou o delegado-geral.

Os estudantes também participaram de uma exposição da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) sobre ações e operações de combate aos grupos criminosos no Estado, que contou com equipes da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil. O evento foi conduzido pelo delegado Nartan Andrade. A delegada Keyla Lacerda foi presidente de mesa na palestra “Investigação criminal: técnica, competência e determinação”. Já as delegadas Ana Padilha e Yasmin Ximenes, também, ministraram palestra para os alunos sobre “A Investigação Criminal de Repressão ao Crime Organizado e os Desafios da Transnacionalidade”.

A iniciativa reuniu renomados profissionais da área que discutiram os desafios e avanços da investigação criminal no Ceará e no Brasil. Na ocasião, temas relevantes foram explorados, como técnicas de investigação, repressão ao crime organizado, papel da Polícia Civil, entre outros assuntos de grande relevância para a área jurídica.