Polícia Civil realiza workshop sobre crimes cibernéticos na sede da Denarc

1 de novembro de 2023 - 18:18

A troca de conhecimentos marcou a abertura do workshop sobre crimes cibernéticos da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), que ocorreu na manhã desta quarta-feira (01), no auditório da Delegacia de Narcóticos (Denarc). O evento foi realizado pela Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos e pelo Departamento de Polícia Judiciária Especializada (DPJE). A mesa de abertura contou com a presença da delegada-geral adjunta, Teresa Cruz; da delegada Évna América, diretora em exercício do Departamento de Polícia Judiciária Especializada (DPJE); do delegado Alan Felipe Araújo, titular da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos; da delegada Ana Padilha, do Departamento de Inteligência Policial (DIP); e do palestrante Flávio Buzanovsky, consultor Licks Attorneys. 

Durante o evento, a delegada-geral adjunta, Teresa Cruz, ressaltou a importância do conhecimento de novas ferramentas como apoio nos trabalhos policiais. “A sociedade hoje avança a passos largos. Na medida que a gente consegue ter uma parceria com uma ferramenta, como o Discord, avançamos nas ações. Esse conhecimento traz eficiência para os trabalhos policiais realizados”, destacou a delegada-geral adjunta. 

O workshop contou com duas temáticas: “Discord, cooperação com as autoridades e requisições através do Kodex” e “Identificação de perfis nas redes sociais”. 

O consultor Flávio Buzanovsky, da Licks Attorney, explicou o funcionamento da rede social. “A Discord pode cooperar com as autoridades brasileiras e como elas devem mandar os pedidos de requisição de dados de usuários que eventualmente tenham cometido alguma ilicitude. A gente vai fazer uma demonstração prática de como funciona o sistema no qual essas solicitações são feitas”, disse ele. 

A capacitação contou com a participação de delegados das unidades especializadas da PC-CE, escrivães e inspetores. “Esse encontro é voltado para o público interno da Polícia Civil, delegados, escrivães, inspetores, a temática dos crimes cibernéticos e o início de uma nova ferramenta que vai ajudar os trabalhos policiais que lidam com crimes cibernéticos, com a importância desse momento para os policiais civis terem acesso a esse tipo de ferramenta. A cada dia nós acompanhamos a evolução tecnológica, da comunicação, em termos mundiais mesmo, e é importante que a Polícia se atualize para combater à criminalidade”, finalizou a delegada Évna América, diretora em exercício do DPJE.