Grupo Integrado de Inteligência e Investigação da SSPDS e PCCE prende homicida da RMF

13 de dezembro de 2023 - 14:40 # # # # #

Apontado como integrante de um grupo criminoso e com extensa ficha criminal, o alvo, identificado como Antônio Alexandre Ferreira Neto, de 25 anos, foi localizado e preso, nessa terça-feira (12), após um trabalho de inteligência coordenado pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e pela Coordenadoria de Inteligência (Coin), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Antônio, que estava com um mandado de prisão em aberto pelo crime de homicídio e por integrar organização criminosa foi capturado no bairro Granja Portugal – Área Integrada de Segurança 2 (AIS 2) de Fortaleza. No momento da captura, o suspeito tentou se evadir do local, mas foi alcançado e preso.

O trabalho de inteligência policial identificou que Antônio Alexandre exercia um papel de chefia dentro de um coletivo criminoso, em bairros do município de Maracanaú (AIS 12), na Região Metropolitana de Fortaleza. Com passagens pelos crimes de homicídio, porte ilegal de arma de fogo e roubo, era ele quem determinava e cometia os crimes de homicídio na região. Uma das ações criminosas pela qual o alvo é investigado ocorreu em fevereiro deste ano, no bairro Cágado, em Maracanaú. No dia, a vítima, um homem de 30 anos, foi morto por disparos de arma de fogo, em via pública.

Com os detalhes do crime e após um trabalho de inteligência, a Polícia Civil representou pela prisão preventiva do suspeito. Com o mandado de prisão em mãos, os investigadores conseguiram êxito na prisão dele, que estava em um imóvel no bairro Granja Portugal. No momento da abordagem, Alexandre reagiu a ofensiva sendo capturado pelos policiais civis. O homem foi conduzido para a Delegacia Metropolitana de Maracanaú, onde as decisões judiciais em seu desfavor foram cumpridas. Agora ele encontra-se à disposição do Poder Judiciário.

Operacional

O Grupo Integrado de Inteligência e Investigação é composto pela Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS e pelo Departamento de Inteligência Policial (DIP), Departamento de Polícia Judiciária Especializada (DPJE), Departamentos de Polícia Judiciária e delegacias da Região Metropolitana de Fortaleza e da Capital, além do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da PCCE.

Outra prisão na região

A PCCE capturou outro alvo na Região Metropolitana de Fortaleza. Allan Erbe Moreira de Sousa Silva, conhecido como “Klismann”, de 28 anos, apontado como chefe de uma organização criminosa com atuação em  Maracanaú (AIS 12). A captura ocorreu no dia 6 de dezembro, no bairro Parque São José (AIS 9), por equipes da Polícia Civil. Com base nas investigações, ele era responsável por tomar decisões importantes como o armazenamento e distribuição de drogas nessas regiões, além de ações criminosas ocorridas na RMF e na Capital.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As denúncias podem ser encaminhadas para o telefone (85) 3101-2830, da Delegacia Metropolitana de Maracanaú. O sigilo e o anonimato são garantidos.