Delegado-geral da PC-CE participa de evento regional de enfrentamento a grupos criminosos em Natal

10 de novembro de 2023 - 09:06 # # # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) participou, nessa quinta-feira (09), do 1° Encontro de Uniformização de Boas Práticas e de Combate ao Crime Organizado. O evento, realizado pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN), ocorreu na cidade de Natal. O delegado-geral da PC-CE, Márcio Gutiérrez, a delegada-geral da PCRN, Ana Cláudia Saraiva, além de delegados-gerais, chefes de Polícia, diretores e representantes das Polícias Civis da Região Nordeste estiveram presentes.

A abertura do evento foi realizada pelo coordenador-geral de Operações Integradas e Combate ao Crime Organizado da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (DIOPI) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Carlos Augusto do Prado Bock. Durante a pauta, também foi discutida a evolução institucional das Polícias judiciárias, com destaque para a realização de boas práticas no âmbito das instituições. Em sua fala, Carlos Bock ressaltou a integração.

“É um marco da maturidade das Polícias Civis no enfrentamento às organizações criminosas, tendo o Ministério da Justiça e o Senasp, como órgão central, cientes do protagonismo da relevância das Polícias que exercem atividade de ponta e sempre buscando promover a integração, a atuação sistêmica e coordenada e integradas das diversas forças de segurança”, pontuou.

Durante a sua participação, o delegado-geral da PC-CE, Márcio Gutiérrez, apresentou o modelo de recuperação e gestão de ativos da Polícia Civil do Ceará e as estratégias de combate aos grupos criminosos.

“O objetivo do encontro é o enfrentamento a esses grupos a nível nacional. Tive a oportunidade de apresentar um modelo de recuperação e gestão de ativos da nossa Polícia Civil do Ceará, modelo este, que serviu como um dos parâmetros para o Ministério da Justiça desenhar um projeto de recuperação de ativos e asfixia financeira de grupos criminosos em nível nacional. O encontro também estreitou a proximidade das Polícias Civis de todo Nordeste e, com isso, a cooperação operacional entre as instituições”, destacou ele.

Ao todo, dirigentes das Polícias Civis de nove estados do Nordeste estiveram reunidos para alinhar ações integradas de combate a grupos criminosos, do Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas (Enfoc), um desdobramento do Programa de Ação na Segurança (PAS), instituído em julho deste ano.