PCCE participa de encontro sobre violência de gênero com Maria da Penha no TRE-CE

6 de dezembro de 2023 - 17:54 # # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) participou de um encontro realizado pela Comissão de Participação Feminina (CPFem) do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), nesta quarta-feira (06), tendo como tema a violência de gênero na política. O evento homenageou a cearense Maria da Penha Maia Fernandes, que é conhecida mundialmente pela luta e pelo combate à violência contra a mulher.

A delegada-geral adjunta da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Teresa Cruz, participou do encontro que contou com as presenças  da juíza Bruna Rodrigues; do juiz Tiago Dias, secretário de Auditoria do TRE do Ceará; da juíza Vanessa Veras, da Ouvidoria da Mulher do TRE do Ceará; da juíza Rosa Mendonça, do 1º Juizado da Mulher de Fortaleza; da senadora Augusta Brito; e da secretária executiva de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher no Ceará, Raquel Andrade dos Santos.

Participaram também do evento, a deputada estadual Larissa Gaspar, presidente da Frente Parlamentar de Combate à Violência Política de Gênero da Assembleia Legislativa; a defensora pública Jeritza Braga Rocha Lopes, superintendente do Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC); a capitã Dayane Teixeira Rodrigues, do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac), da Polícia Militar do Ceará; o professor José Antônio Fernandes de Macedo, coordenador do Insight Data Science Lab da Universidade Federal do Ceará (UFC); a procuradora de Justiça Roberta Coelho Maia Alves; a juíza do trabalho Karla Yacy Carlos da Silva, do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região.

Durante o encontro, o 6 de dezembro, Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, foi lembrando como uma data de proteção e empoderamento feminino.

A delegada-geral adjunta da PCCE, Teresa Cruz, ressaltou o papel da Polícia Civil dentro da rede de proteção à mulher. “A PCCE, dentro da rede de proteção, exerce papel essencial no enfrentamento da violência doméstica e familiar. A mulher decide pôr fim ao ciclo de violência no momento em que procura ajuda, no momento em que decide comparecer a uma delegacia, registrar o boletim de ocorrência, requerendo medidas protetivas de urgência. Por isso, a Polícia Civil, por meio das Delegacias de Defesa da Mulher, oferece um atendimento qualificado, humanizado, evitando a revitimização, acolhendo as mulheres para que elas se sintam seguras e denunciem seus agressores”, destacou Teresa.

Maria da Penha disse que se sente inspirada a dar continuidade a sua luta em defesa das mulheres. “É preciso acabar com esse ciclo de violência contra a mulher. Nenhuma criança nasce machista, racista ou homofóbica. Espero que este projeto seja replicado, além das escolas, em muitos outros órgãos e instituições”, disse. Ela agradeceu ainda a acolhida no espaço da Justiça Eleitoral, “fundamental para o fortalecimento da democracia”, destacou.

Com informações do TRE-CE.