Workshop da Pefoce contribui para integração dos servidores da Segurança e Justiça

31 de outubro de 2023 - 15:01 # # # # #

Evento acontece no Cisp e discute a importância dos Bancos Criminais na Promoção da Justiça e da Segurança Pública.

A troca de conhecimentos entre os servidores da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), uma das vinculadas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), com outros profissionais da Segurança Pública marcou a abertura do II Workshop da Pefoce, nesta terça-feira (31), no auditório do centro de convivência do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). O momento contou com a presença do secretário da SSPDS, Samuel Elânio, do perito geral da Pefoce, Júlio Torres, entre outras autoridades.

Para o secretário da SSPDS, Samuel Elânio, o encontro fortalece o propósito de integração da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, entre suas forças e órgãos parceiros. “Buscamos aqui, a excelência no atendimento à população cearense. Esse workshop é promovido pela Pefoce, mas congrega todas as Forças de Segurança do Ceará, Poder Judiciário, Ministério Público e outros órgãos parceiros, para debater o papel dos bancos de dados criminais na promoção da Justiça e da Segurança Pública. Considero que o tema ganhou ainda mais relevância com o pacote anticrime, regulamentando a cadeia de custódia com ênfase em uma das questões mais sensíveis do processo penal: a custódia dos vestígios de delito. Momentos como esse são primordiais para a construção de novos conhecimentos e práticas dentro das expertizes de cada um. Entendo, portanto, que os debates e discussões que acontecerão aqui serão uma fonte de conhecimento e crescimento, sobretudo para a nossa Pefoce, mas também para a Segurança Pública do Ceará”.

A segunda edição do Workshop da Pefoce discute, como tema central, “O Papel dos Bancos Criminais na Promoção da Justiça e da Segurança Pública”. A programação tem a finalidade de capacitar os servidores da Pefoce e peritos oficiais de todo país, além de divulgar carta de serviços, estudos de casos e novos fluxos de atuação para os demais profissionais do Sistema de Justiça, Ministério Público, Defensoria e Segurança Pública do Ceará.

O perito geral da Pefoce, Júlio Torres, destacou o lançamento do protocolo da Pefoce para padronizar o atendimento realizado pelos peritos forenses em casos de feminicídio. “É algo inovador e somos um dos primeiros estados a adotar esse protocolo, que nada mais é que um olhar diferenciado para o local de crime de feminicídio, onde o perito vai ter uma visão humanizada no momento em que precisa colher elementos probatórios importantes para que eles se transformem em prova técnica e subsidiem as investigações. A Pefoce sabe a importância da discussão e enfrentamento ao tema”, finaliza.

Encerramento

O segundo dia do evento, que marca o encerramento da programação, acontece nesta quarta-feira (1º), com uma mesa redonda para discutir os avanços do programa Tempo de Justiça, parceria da SSPDS com outros órgãos. A vice-governadora do Ceará e secretaria das Mulheres, Jade Romero, será uma das participantes, ao lado do secretário da SSPDS, Samuel Elânio; do perito geral da Pefoce, Júlio Torres; da delegada-geral adjunta da PC-CE, Teresa Cruz; da desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará, ngela Gondim; da defensora pública geral do Ceará, Elizabeth Chagas; e da promotora de Justiça, Márcia Lopes Pereira.