Núcleo Consensual do 2°DP registra 95% de êxito em acordos, após 4 anos de criação

3 de outubro de 2023 - 14:26 # # #

Com quatro anos de implantação, o Núcleo Consensual de Mediação de Conflitos, intitulado “Calma! Vamos conversar?”, que funciona no 2º Distrito Policial, unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), pertencente à Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1) de Fortaleza, já obteve resultados significativos na região. Este ano, cerca de 95% dos acordos foram realizados com êxito. Ao todo, nos nove primeiros meses de 2023, 355 Boletins de Ocorrência (BO) foram recebidos,133 procedimentos de mediação foram instaurados, bem como 498 pessoas foram convidadas e ouvidas pelo Núcleo.

O Núcleo foi criado em 1º de outubro de 2019 e, desde a criação, tornou-se uma ferramenta exitosa para as ações de menor potencial ofensivo, registradas no 2°DP. Além de proporcionar resultados exitosos em todos os anos, o serviço proporciona um atendimento mais específico, direcionado, com orientação e incentivo a uma pacificação social. A maioria dos atendimentos está relacionada aos crimes contra a honra, ameaça, calúnia, difamação e a perturbação do sossego.

Para a delegada titular do 2º DP, Socorro Portela, desde a criação do Núcleo, os números de resolutividade são bastante expressivos e contemplam o objetivo do projeto que é, principalmente, a redução de registro de Termos de Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e crimes de menor potencial. “É gratificante perceber que esse projeto se tornou uma grande ferramenta para a nossa unidade. Ações como transferência erradas de dinheiro pela ferramenta Pix, com valores altos, e também acidentes de trânsito com apenas danos materiais; antes, levavam um tempo maior para ser resolvido. Agora, com nossa mediação e uma conversa mais pacífica, são resolvidos em um tempo mais curto”, pontuou a delegada.

A escrivã da Polícia Civil, Ana Paula Cavalcante, lotada no 2º DP, e que sempre esteve à frente das mediações, também, reforça sobre a importância do núcleo. “Quando fui convidada para fazer parte do projeto, uma vez que ele seria o pioneiro, dentro da Polícia Civil do nosso Estado, analisamos a nossa realidade e fomos entendendo quais registros eram mais comuns em nossa rotina. O foco foi contornar os problemas registrados em B.O para que não se tornasse algo maior e, por meio da mediação, o caso fosse solucionado antes de se agravar”, disse a escrivã.

Entenda o que é a mediação de conflitos

A mediação é um procedimento voluntário para solução de conflitos de menor potencial no qual as partes encontram-se na presença de um mediador e podem chegar a um acordo. Por meio da mediação, as partes expõem seu pensamento e têm uma oportunidade de solucionar questões importantes de um modo cooperativo e construtivo – o que torna a mediação uma possibilidade de mudar a “cultura do conflito” para a “cultura do diálogo”. A mediação é um processo voluntário que oferece outra forma, além da via judicial, de solução àqueles que estão vivenciando um conflito de relação continuada.

Serviço

Núcleo de Mediação de Conflito

Atendimento previamente agendado: 8h às 17h, de segunda a sexta-feira 

2º Distrito Policial: Rua Costa Barros, 1971 – Meireles

Contatos: (85) 3101-1146, 3101-1147 ou 3101-1344