Três pessoas são presas em operação da PC-CE contra crimes de roubo e extorsão em Sobral

29 de setembro de 2023 - 18:20 # # # # # #

Uma operação deflagrada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) resultou na captura de duas pessoas que estavam sendo investigadas por crimes de roubo e extorsão, cometidos na cidade de Sobral, que fica na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado. A ofensiva policial foi realizada na manhã desta sexta-feira (29). Ao todo foram cumpridos cinco mandados judiciais – sendo três de busca e apreensão domiciliar, um de prisão preventiva e um de internação provisória, além da prisão em flagrante de uma mulher que resistiu às diligências policiais.

O trabalho investigativo foi coordenado pelo Núcleo de Roubos e Furtos (NRF) e as diligências contaram com o apoio do Núcleo Generalista (NIG), ambos da Delegacia Municipal de Sobral, e de equipes da Delegacia Regional de Sobral. Conforme as investigações, a Polícia Civil identificou dois suspeitos de praticarem crimes de roubo e extorsão, após atraírem as vítimas por redes sociais. Após o levantamento das informações, a unidade policial representou ao Poder Judiciário pela prisão dos suspeitos. Os mandados foram expedidos pelo 5º Núcleo de Custódia e de Inquérito da Comarca de Sobral.

Com as ordens judiciais em mãos, os policiais foram a campo e capturaram os suspeitos, identificados como Lucas Ferreira de Almeida, de 25 anos, e um adolescente, de 15 anos, que já possui registros de atos infracionais análogos aos crimes de porte ilegal de arma de fogo e roubo a pessoa. Durante as diligências, a equipe realizou a prisão em flagrante de uma mulher que resistiu à ação policial. Francisca Gilmara Albuquerque de Sousa, de 34 anos, que já tem antecedentes criminais por tráfico ilícito de drogas, é mãe do adolescente alvo da operação. Com os trabalhos, ainda foram apreendidos cinco aparelhos celulares que irão subsidiar novas investigações policiais.

Os três suspeitos foram conduzidos para a Delegacia Municipal de Sobral, onde foram realizados os procedimentos cabíveis. Contra Lucas Ferreira, foi cumprido um mandado de prisão preventiva pelos crimes de corrupção de menores, extorsão e roubo. Já o adolescente estava com um mandado de internação provisória, que foi cumprido com as diligências. Francisca Gilmara foi autuada em flagrante pelos crimes de desacato e resistência. Após os procedimentos na delegacia, os três foram colocados à disposição do Poder Judiciário. A PC-CE segue com as investigações para identificar outras pessoas que possam ter envolvimento com os crimes na cidade.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As denúncias podem ser encaminhadas ainda para o telefone (88) 3677-4711, número de WhatsApp da Delegacia Municipal de Sobral. O sigilo e o anonimato são garantidos.