PC-CE participa de encontro nacional de tecnologia e inteligência em Santa Catarina

11 de setembro de 2023 - 15:08 # # # # #

O evento reúne gestores das Polícias Civis de todo o país para debater tecnologia e inteligência

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) participou, na tarde desse domingo (10), do 2º Encontro Nacional de Tecnologia e Inteligência para Líderes e Gestores da Polícia Civil, evento realizado pelo Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (CONCPC), que acontece em Florianópolis, no estado de Santa Catarina (SC).

O evento contou com uma comitiva cearense representando o Estado, com a participação do delegado-geral da PC-CE, Márcio Gutiérrez; do chefe de gabinete da PC-CE, delegado Paulo Cid, e do diretor do Departamento de Tecnologia e Comunicação (Detic), delegado Julius Bernardo.

“Participamos desse relevante encontro que reuniu 27 chefes de Polícia dos Estados e o Distrito Federal, bem como os chefes de Inteligência e de Tecnologia. Esse evento tem a intenção de promover um debate essencial sobre os desafios enfrentados pelas Polícias Civis e o papel importante da tecnologia e da inteligência na resolução desses desafios”, destacou o delegado-geral da PC-CE, Márcio Gutiérrez.

A abertura do encontro contou com a presença do secretário nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Tadeu Alencar; do delegado-geral da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina (PCSC), Ulisses Gabriel; e de chefes de polícia; diretores de inteligência e gestores de tecnologia da informação das Polícias Civis de todo o país.

Na pauta foram abordados temas envolvendo tecnologia com destaque para crimes cibernéticos, redes de proteção nas escolas, formação de rede tecnológica das polícias civis, entre outros assuntos pertinentes à segurança pública, além de palestras do secretário Nacional de Segurança Pública, Francisco Tadeu de Alencar sobre “Os desafios da Senasp para estruturar as Polícias Civis do País”, e do diretor de Inteligência e Operações de Segurança Pública, Romano Costa.

A programação do 2º Encontro de Gestores na Polícia Civil segue até o dia 14 de setembro com grupos de trabalho e discussões temáticas para delegados, diretores de inteligência e gestores de tecnologia da informação.

Sobre o CONCPC

Em 1998 foi criado o Conselho Nacional dos Chefes de Polícia (CONCPC), que conta com chefes de polícia, delegados-gerais e diretores-gerais das polícias civis de todos os Estados do Brasil e do Distrito Federal.

O conselho se reúne periodicamente para tratar de temas referentes à atuação das polícias civis, visando o intercâmbio de práticas e experiências para qualificar a investigação, sempre discutindo formas de combater a criminalidade no Brasil.