SSPDS sedia reunião que elege nova chapa que dirigirá o Consesp pelo próximo ano

5 de setembro de 2023 - 17:54 # # # #

Representantes dos órgãos e entidades que compõem o Conselho Estadual de Segurança Pública (Consesp) do Ceará se reuniram, nesta terça-feira (5), na Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). No encontro, foram discutidos assuntos estratégicos sobre as Forças de Segurança do Ceará e aprovada a nova chapa que presidirá o Consesp pelo próximo ano. O evento contou com a participação do secretário da SSPDS, Samuel Elânio, bem como de representantes de 23 instituições que integram o conselho.

Após votação, foi definido que o conselho será conduzido, no próximo ano, pela chapa integrada pelo titular da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (CGD), Rodrigo Bona – atual presidente do Consesp reconduzido ao cargo; pelo subcomandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), coronel Vinícius Vineimar, eleito vice-presidente; e pela delegada-geral adjunta da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Teresa Cruz, que terá função de 1ª secretária.

Além disso, foi apresentada a prestação de contas de 2022 do Fundo de Segurança Pública e Defesa Social (FSPDS) e apresentados os novos integrantes do Consesp. Outro assunto destacado na reunião foram as reduções nos indicadores de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) e de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs).

Em sua fala, o titular da SSPDS, Samuel Elânio, defendeu a integração entre as instituições para a obtenção de resultados cada vez mais positivos. “Como representantes da SSPDS e suas vinculadas, nos colocamos à disposição e pedimos a colaboração de todos. O trabalho da Segurança Pública não se faz sozinho, somente com polícia, mas também com ações sociais. Entendemos a Segurança Pública como uma política de Estado. O resultado obtido em Fortaleza no último fim de semana, no qual não foram registrados CVLIs, é fruto desse trabalho”, declarou o secretário.

O presidente do Consesp, Rodrigo Bona, comemorou a sua recondução como presidente do conselho. “Agradeço a confiança de todos pela recondução ao cargo de presidente do Conselho Estadual de Segurança. Reitero que a participação de diversos segmentos da sociedade fortalece as discussões sobre as políticas de segurança. Além disso, desejo a todos os novos membros sucesso na nova missão que iniciam”, afirmou o também controlador da CGD.

Integrantes do Consesp

O Consesp é integrado por representantes de diversas instituições e forças amigas, como SSPDS, PC-CE, PMCE, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), além de CGD, Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), Casa Militar, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) e Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Sesec) de Fortaleza.

Também integram o Consesp membros do Conselho de Defesa do Policial em Exercício da Função (CDPEF), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente (Cedca), Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE), Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Conselho do Direito da Mulher, Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Casa Civil, Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad), Guarda Portuária, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Poder Judiciário e universidades.

Seminário de Segurança Cidadã

O secretário municipal de Segurança Cidadã de Fortaleza, coronel BM Eduardo Holanda, aproveitou a reunião para informar que entre os dias 26 e 29 de setembro de 2023, será realizado, na Capital, o Seminário Nacional de Segurança Cidadã, que contará com uma apresentação do gestor da SSPDS, Samuel Elânio.