PC-CE cumpre 44 mandados de prisão em desfavor de membros de grupos criminosos no Ceará

5 de setembro de 2023 - 14:59 # # # #

Desses números, 26 pessoas foram retiradas de circulação em vários municípios do Ceará, outras 18 pessoas encontravam-se recolhidas em unidades prisionais

Nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (05), a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) deflagrou uma das maiores operações que resultou nos cumprimentos, até o momento, de 44 mandados de prisão. Os alvos, com base nas investigações, têm ligação direta com crimes por integrar organização criminosa, tráfico de drogas, homicídio e roubo. Desses, 26 pessoas foram capturadas em diversos bairros da Capital e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Outras 18 pessoas, que já encontravam-se presas, tiveram suas decisões judiciais cumpridas em seu desfavor. Além das prisões, apreensões de armas de fogo, bem como no bloqueio de bens como veículos e imóveis e contas bancárias foram realizadas pelas equipes.

Com mais de 65 equipes coordenadas pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas (Draco), e com apoio de uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), os investigadores deflagraram a quinta fase da “Operação Profilaxia”. Com esta nova fase, a ofensiva se torna uma das maiores operações do estado do Ceará, com mais de 40 mandados cumpridos e mais de 26 pessoas localizadas e presas pelos policiais civis. Os detalhes da ofensiva foram apresentados, na manhã de hoje (5), em coletiva de imprensa, na sede da Denarc, no bairro de Fátima, em Fortaleza.

Com pouco mais de dois anos de investigações, os policiais civis da Draco dão continuidade nas diligências que vêm resultando na identificação de indivíduos de, pelo menos, três grupos criminosos distintos, que atuam em várias partes do Ceará. Os alvos, homens e mulheres, são responsáveis, com base nas investigações policiais, pela comercialização de drogas, homicídios, distribuição e venda de armas de fogo, bem como na lavagem de dinheiro.

Para o delegado titular da Draco, Alisson Gomes, o foco de mais esta ofensiva é descapitalizar e desmembrar grupos que atuam em vários municípios do Ceará. “Nosso foco é dar um baque tanto na logística como no financeiro de todos os grupos criminosos que atuam no município de Caucaia, mesmo os que estão residindo em outros municípios. Reforçamos a estratégia da Secretaria da Segurança Pública (SSPDS) que é atacar e diminuir o poder aquisitivos desses grupos e, consequentemente, diminuímos os índices de crimes contra o patrimônio e, principalmente, a diminuição de crimes contra a vida, praticados por esses indivíduos”, pontuou o titular da especializada.

Operação Profilaxia

Intitulada como Operação Profilaxia” que significa prevenir, já foram cumpridas, nas suas quatro primeiras fases, centenas de mandados de prisão e de busca e apreensão. Os alvos são homens e mulheres ligados com a comercialização do tráfico de drogas, homicídios, comercialização e distribuição de armas, bem como alvos apontados como chefes de grupos criminosos que chegaram a ser presos em outros estados do nosso País.

Denúncias

Para combater a atuação de grupos criminosos no Estado, a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) conta com a participação da população para repassar informações que auxiliem os trabalhos investigativos. Por isso, a unidade especializada da Polícia Civil do Ceará mantém um número de WhatsApp para receber denúncias de ações criminosas em todo o Estado. A população pode enviar mensagens de texto, áudios, fotos e vídeos para o número (85) 98969-0182.

As denúncias também podem ser feitas, por meio de ligação gratuita, para o 181, ou enviando mensagem para o WhatsApp (85) 3101-0181 do Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O sigilo e o anonimato são garantidos.