Membro de um grupo criminoso com atuação no RS é preso no Ceará após trocas de informações

4 de setembro de 2023 - 13:00 # # # # # #

O alvo se encontrava foragido há cerca de dois anos e foi localizado em um shopping de Fortaleza

Troca de informações entre as Polícias Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e do Rio Grande do Sul (PCRS) culminaram na localização e prisão de Eder Tomazzini Miranda, de 37 anos, apontando como membro de um grupo criminoso, com atuação na comercialização de drogas, na Região Metropolitana do Rio Grande do Sul. O suspeito, que estava com uma decisão judicial definitiva, em aberto, por diversos crimes, foi preso por equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará, na última quinta-feira (31), em um shopping de Fortaleza, situado no bairro Edson Queiroz- Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7) de Fortaleza. Detalhes da captura foram repassados na manhã desta segunda-feira (4), na sede da Superintendência da PC-CE. 

Desde que os policiais civis da Delegacia de Narcóticos (Denarc), especializada da PC-CE com o apoio da Departamento de Polícia Judiciária Especializada (DPJE), tomaram conhecimento de que um indivíduo, que ocupa papel importante dentro de um grupo criminoso no estado do Rio Grande do Sul, estava no Ceará, os investigadores iniciaram uma série de diligências com foco em localizá-lo. Com base nas trocas de informações entre a PC-CE e a PCRS, Eder Tomazzini, conhecido como “Panga”, encontrava- se foragido e residia no Ceará há, pelo menos, um mês. Contra ele, já existia um mandado de prisão definitiva pelos crimes de estelionato, roubo, falsidade de documento público e resistência.

De acordo com as investigações, o alvo possuí extensa ficha criminal pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, tentativa de homicídio, latrocínio, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo; além de associação criminosa armada e roubo de veículo e carga. Ainda com base nos trabalhos dos policiais gaúchos ele é responsável, também, por adquirir, administrar e ocultar imóveis e veículos de luxo, adquiridos pelo grupo criminoso, como proveito dos crimes de tráfico de drogas perpetrados em todo o Estado.

Na última quinta-feira (31), com a localização exata do suspeito, os policiais civis da Denarc do Ceará foram até um shopping de Fortaleza, onde ele se encontrava. Eder foi preso e conduzido à unidade especializada da PC-CE, onde todos os trâmites para sua prisão foram realizados. Eder cumprirá 34 anos, dez meses e cinco dias de prisão, em regime fechado e, neste momento, aguarda ser recambiado para o Rio Grande do Sul, onde ficará à disposição da Justiça.