Polícia Civil captura foragidos da Justiça cearense em Brasília e Goiás

3 de agosto de 2023 - 11:32 # # # # # # # #

Investigações da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), por meio de duas delegacias do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), culminaram nas prisões de um procurador da Justiça, foragido por matar um delegado da Polícia Civil no Ceará, no ano de 2008, além de mais dois homens suspeitos de integrarem um grupo criminoso responsável por crimes em bairros da Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1) de Fortaleza. A ofensiva policial contou com o apoio das Polícias Civis do Distrito Federal (PCDF) e de Goiás (PCGO). O recambiamento de dois dos suspeitos para o Ceará aconteceu na tarde desta quarta-feira (2). Detalhes dos trabalhos policiais foram divulgados na manhã desta quinta-feira (3), em coletiva de imprensa, na sede do DHPP, no bairro de Fátima.

Prisão no Distrito Federal

A PC-CE em uma ação conjunta com a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) cumpriu, na última quinta-feira (27), um mandado de prisão em desfavor do procurador de Justiça, Ernandes Lopes Pereira, de 73 anos, pelo crime de homicídio do delegado Cid Júnior Peixoto do Amaral. O crime ocorreu no dia 13 de agosto de 2008, no município do Eusébio – Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13) da Região Metropolitana. As investigações conduzidas pela PC-CE apontaram que a vítima foi convidada para conhecer a residência do procurador aposentado e no local foi morta.

Durante as investigações, as equipes da 2ª Delegacia do DHPP localizaram o suspeito no Distrito Federal (DF). Após um mês de diligências e com os levantamentos de inteligência policial, foi deflagrada a operação para capturar o suspeito. Ernandes foi localizado com familiares em uma chácara na região do Caub, no Riacho Fundo II. O homem foi preso e colocado à disposição da Justiça no Distrito Federal.

Capturas em Goiás

Dando continuidade às ações de combate aos grupos criminosos, equipes da Polícia Civil capturaram um chefe de um grupo criminoso e um suspeito por crimes de homicídios em Fortaleza. Felipe Pereira Silva, conhecido como “Felipe Cabeça”, de 31 anos, foi preso durante uma ação da 1ª Delegacia do DHPP, no bairro Jardim de Ingá, no município de Luziânia, em Goiás (GO). O suspeito possui uma extensa ficha criminal por crimes de homicídio, integrar organização criminosa, receptação, roubo, crime contra a administração pública, porte ilegal de arma de fogo, adulterar identificação de veículo automotor e desacato. A prisão aconteceu no último sábado (29), quando os policiais civis cearenses percorreram mais de dois mil quilômetros para capturar o homem, que estava com mandado de prisão preventiva em aberto.

Também em Goiás, a PC-CE cumpriu na segunda-feira (31), um mandado de prisão preventiva em desfavor de Mateus Andrade Ribeiro, conhecido como “Kikita”, de 26 anos, investigado por integrar um grupo criminoso responsável por uma tentativa de homicídio registrada na noite do dia 28 de janeiro no bairro Vicente Pinzón – Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1) de Fortaleza. O suspeito responde por crimes de roubo, porte ilegal de arma de fogo e associação criminosa.

Os alvos foram capturados em residências distintas na cidade de Luziânia. Na ofensiva, foram apreendidos os celulares dos suspeitos, Felipe e Mateus tentaram se desfazer dos aparelhos, que foram apreendidos pelos policiais civis.

As duas prisões foram conduzidas por equipes da 1ª Delegacia do DHPP da PC-CE, com um trabalho de colaboração da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Coordenação de Repressão às Drogas (CORD), e da Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO), com o Grupo de Repressão a Narcóticos (Genarc). Além do apoio do Núcleo Operacional (NO) e do Núcleo de Inteligência (NUIP) do DHPP.

Trabalho de inteligência

Após meses de investigações ininterruptas, os levantamentos policiais de equipes da 1ª Delegacia do DHPP chegaram à localização de Felipe, que é investigado por ser mandante de homicídios registrados em bairros da AIS 1. As apurações apontam, ainda, que os crimes estão relacionados à uma disputa entre integrantes do mesmo grupo criminoso, ao qual Felipe pertencia.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o telefone (85) 3257-4807, do DHPP, que também é o WhatsApp do Departamento.

As informações também podem ser encaminhadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.