Delegacia de Desaparecidos da PC-CE é pré-selecionada para concorrer ao Prêmio Innovare

20 de junho de 2023 - 10:22 # # # #

A 12ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) – unidade especializada nas investigações envolvendo pessoas desaparecidas – foi pré-selecionada com dois projetos para participar do 20° Prêmio Innovare, que visa dar o devido reconhecimento a práticas transformadoras que se desenvolvem no interior do sistema de Justiça do Brasil. Além do reconhecimento, o Innovare busca identificar ações concretas que signifiquem mudanças relevantes em antigas e consolidadas rotinas e que possam servir de exemplos a serem implantados em outros locais.

Representada pela 12° DH, a Polícia Civil foi selecionada nas categorias Justiça e Cidadania com dois projetos. O primeiro trata-se do projeto Desaparecidos em Evidência: que consiste na parceria que a delegacia celebrou com empresas de marketing digital @bigdoohce e @grupo.urbmidia para a ampliação da difusão dos banners, contendo as fotos de pessoas desaparecidas, em toda a cidade. A parceria tem trazido muitos resultados positivos para o enfrentamento ao desaparecimento de pessoas no Ceará.

Já o segundo projeto é sobre o Reencontro entre Familiares: que consiste no trabalho voluntário de servidores da delegacia em tentar reaproximar familiares que perderam o contato entre si por decurso do tempo. Para o delegado Augusto Soares, titular da 12°DH e idealizador dos projetos, ser selecionado para concorrer a uma premiação tão significativa é um marco para a Polícia Civil do Ceará. “Estamos bastante felizes e lisonjeados com essa pré-seleção. Nosso foco é mostrar que a Polícia Judiciária Cearense está implementando as melhores práticas em nosso trabalho de busca por pessoas desaparecidas no dia a dia, de forma que o prestigiado prêmio Innovare nos pré-selecionou” disse o delegado.

Prêmio Innovare

O Prêmio Innovare tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil. Sua criação, em 2004, foi uma dessas raras oportunidades em que uma conjunção de fatores conspira a favor do bem público.

O Prêmio Innovare é uma realização do Instituto Innovare. O Conselho Superior do concurso é formado pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ, pela Secretaria de Acesso à Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública, pela Advocacia Geral da União (AGU), pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE), pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA), com o apoio do Grupo Globo.

Próximos passos

Nesta terça-feira (20), os policiais civis da 12°DH receberão a banca examinadora, onde eles conhecerão de perto na prática como funciona as ações da Delegacia de Pessoas Desaparecidas. Após a visita, que é a última fase do processo, os policiais civis aguardam a confirmação da aprovação e, possivelmente,  o recebimento do prêmio que acontecerá em um evento, situado em Brasília.