Quatro alvos da operação “Caminhos Seguros” são presos em ações conjuntas no Ceará e Pará

10 de maio de 2023 - 16:53 # # # # # # # # # # # # # #

Os investigados estavam com mandados de prisão preventiva em aberto

Em quatro ações distintas da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), com apoio da Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e da Polícia Civil do Estado do Pará, quatro suspeitos de estupro contra familiares foram presos. As capturas ocorreram, nessa terça e quarta-feira (9 e 10), nos municípios de Maracanaú, Fortim e Jucás, pertencentes às Áreas Integradas de Segurança 12, 18 e 21 (AIS 12, 18 e 21) do Ceará, respectivamente, e no estado do Pará.

Na manhã desta quarta-feira (10), equipes da Delegacia Municipal de Jucás, com o apoio do Núcleo Avançado de Inteligência (NAI) da Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, localizaram um idoso, de 60 anos, investigado por crime de estupro contra a própria enteada. O investigado foi localizado e preso na localidade de Sítio Boa Esperança, no município de Jucás (AIS 21).

Ainda na manhã de hoje (10), um outro mandado de prisão preventiva foi cumprido em desfavor de um homem, de 47 anos, suspeito de crime de estupro de vulnerável contra a própria sobrinha, que na época tinha sete anos de idade. A prisão ocorreu no município de Fortim (AIS 18).

Outra prisão

Durante ofensivas no município de Quixadá (AIS 20), nessa terça-feira (9), os policiais civis da Delegacia de Defesa da Mulher de Quixadá, com o apoio da Copol/SSPDS, realizaram a prisão de um idoso, de 69 anos, que é investigado por estupro de vulnerável contra a própria neta, uma adolescente que hoje tem 12 anos. O crime foi registrado em Quixadá (AIS 20). Na época, a vítima tinha 11 anos de idade. O alvo foi localizado e preso no município de Maracanaú (AIS 12).

Durante a ofensiva em Quixadá, também foram realizados trabalhos educativos, como ministração de palestras para alunos de instituições de ensino. A ação educativa também ocorreu na cidade de Banabuiú.

Pará

Já no Estado do Pará, um homem, de 58 anos, suspeito de estupro de vulnerável contra a própria filha, que hoje tem 16 anos, foi preso após troca de informações de equipes da PC-CE, Copol/SSPDS e da Polícia Civil do Estado do Pará. A captura se deu por força de mandado de prisão preventiva, nessa terça-feira (9). O crime foi cometido na cidade de Limoeiro do Norte (AIS 18) do Ceará. Agora, tratativas estão em andamento para o recambiamento do alvo para o Ceará. Já os outros suspeitos presos estão à disposição da Justiça cearense.

*Os nomes dos capturados não serão identificados para preservar a identidade das vítimas

Operação Caminhos Seguros

Com o objetivo de combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS-CE) atua na “Caminhos Seguros”, que consiste em ações educativas, preventivas e repressivas. A operação, realizada em todo o país, é coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC).

No Ceará, a ação é desenvolvida com a Coordenadoria de Planejamento Operacional e Logística (Copol/SSPDS) realizada de forma integrada com equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Polícia Militar do Ceará (PMCE) e Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), além de forças amigas como Polícia Rodoviária Federal (PRF), prefeituras e conselhos tutelares. Durante a ofensiva, também são realizados trabalhos educativos.

As denúncias podem ser feitas por meio do telefone 181, Disque-Denúncia da SSPDS, ou do (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O telefone 190, da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops/SSPDS).

As informações podem ser repassadas, ainda, por meio dos números, e do Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, e do 191, da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O sigilo e o anonimato são garantidos. O sigilo e o anonimato são garantidos.