Polícia Civil cumpre mandados de prisão contra dois suspeitos de estupro de vulnerável

4 de maio de 2023 - 16:44 # # # # # # # # # # # # #

Duas ações distintas realizadas pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), resultaram nas prisões de dois homens suspeitos de estupro de vulnerável nos municípios de Barbalha – Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) e Ipaumirim (AIS 21) do Estado, nessa quarta-feira (4). Contra os suspeitos, foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e temporária. As ações fazem parte da operação nacional “Caminhos Seguros”, com as Forças de Segurança do Ceará, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com o apoio do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC)

Prisão em Barbalha

A equipe da PC-CE diligenciava pelo município de Barbalha, quando realizou uma troca de informações com uma equipe da Polícia Civil de Iguatu acerca da localização de um suspeito de estupro de vulnerável. Após buscas na região, o homem, identificado como Cícero Fernandes Leite (47), com antecedentes por crime contra a dignidade sexual e crime de trânsito, foi localizado pelos policiais civis.

Em desfavor do suspeito, no bairro Cirolândia, foi cumprido um mandado de prisão preventiva pelo crime, ocorrido no bairro Santo Antônio, em Iguatu, em desfavor de uma criança de 13 anos, em março de 2022. Diante disso, o suspeito foi localizado pela equipe da PC-CE e recebeu voz de prisão.

Após o cumprimento do mandado de prisão, o suspeito foi encaminhado à Delegacia Regional de Juazeiro do Norte da Polícia Civil, na qual foram realizados os procedimentos. Em seguida, ele foi encaminhado a uma unidade prisional, onde foi colocado à disposição da Justiça. A PC-CE apura se houve participação do suspeito em outras práticas ilícitas na região.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número (88) 3102-1196, da Delegacia Municipal de Barbalha.

As denúncias também podem ser encaminhadas para o telefone 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Suspeito preso em Ipaumirim

Uma outra ação realizada pela PC-CE resultou na prisão de um suspeito de estupro de vulnerável, no município de Ipaumirim. Um idoso de 68 anos teve um mandado de prisão temporária cumprido após diligências realizadas no bairro Alto Bandeirante após o crime, que teria sido cometido contra a própria neta.

O suspeito foi conduzido à Delegacia Municipal de Ipaumirim da Polícia Civil, onde foram realizados os procedimentos, e segue à disposição da Justiça. A unidade da PC-CE segue investigando o caso, bem como se houve participação do suspeito em outros crimes na região.

*Os nomes dos suspeitos não serão divulgados, visando preservar a identificação da vítima.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser encaminhadas ainda para o (88) 3567-1316, da Delegacia Municipal de Ipaumirim.

As informações podem ser direcionadas ainda para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Operação “Caminhos Seguros”

Com o objetivo de combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS-CE) atua na “Caminhos Seguros”, que consiste em ações educativas, preventivas e repressivas. A operação, realizada em todo o país, é coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC).

No Ceará, a ação é desenvolvida com a Coordenadoria de Planejamento Operacional e Logística (Copol/SSPDS) realizada de forma integrada com equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Polícia Militar do Ceará (PMCE) e Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), além de forças amigas como Polícia Rodoviária Federal (PRF), prefeituras e conselhos tutelares.

Fique atento e denuncie

As denúncias podem ser feitas por meio do telefone 181, Disque-Denúncia da SSPDS, ou do (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O telefone 190, da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops/SSPDS).

As informações podem ser repassadas, ainda, por meio dos números, e do Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, e do 191, da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O sigilo e o anonimato são garantidos.