Polícia Civil premia os melhores atiradores que participaram do Torneio de Tiro de 2023

20 de abril de 2023 - 17:04 # # # # # # # # #

O inspetor Francisco Ribeiro, do 16º DP,  foi o maior pontuador geral

Dando continuidade à programação de comemoração dos 215 anos da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), na tarde dessa quarta-feira (19), foram premiados os 10 melhores participantes do Torneio de Tiro de 2023. O evento, que iniciou na manhã dessa quarta, no Gun House Clube de Tiro – Sede Ancuri, encerrou às 14h do mesmo dia.

O torneio foi dividido nas modalidades masculino e feminino – sendo premiados com troféu do 1º ao 5º colocados de cada uma das categorias. O primeiro lugar geral, isto é, o melhor pontuador do campeonato inteiro foi o inspetor Francisco Ribeiro Silva, lotado no 16º Distrito Policial (16º DP), que marcou 98 pontos. Com isso, Ribeiro saiu do torneio com uma carabina de pressão CBC JADE de 5,5mm.

Para o torneio, foram ofertadas 50 vagas para policiais civis e convidados das Forças de Segurança que atuam no Ceará. Dentre as vagas, 38 foram preenchidas por policiais homens e 12 foram para polícias mulheres – sendo a escrivã Raimunda Necy Pinheiro Parente, lotada na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), a campeã da categoria com 93 pontos marcados.

Participação da Forças de Segurança

Aproveitando o momento de comemoração do aniversário de 215 anos da PC-CE, o Torneio de Tiro foi uma oportunidade de promover, através da prática esportiva, a união entre as diversas unidades da Polícia Civil e servidos de outras vinculadas das Forças de Segurança do Ceará. Ao todo, 34 policiais civis participaram do evento, mas é importante destacar a participação dos demais setores da Segurança Pública.

Participaram, também do torneio, representantes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Guarda Municipal de Fortaleza (GMF).

Sobre o Torneio

Os tiros de prova foram realizados em duas séries de cinco tiros, cada série em 20 segundos, sendo que todos os atiradores ficaram de pé sem nenhum tipo de apoio. As armas utilizadas no torneio foram pistolas calibre 9mm Luger ou .40 S&W, acautelada pela instituição ao próprio policial participante.

A distância do atirador até o alvo era de 10 metros, não podendo haver tiros de ensaios. O alvo utilizado no torneio foram os de precisão para Pistola a 25 e 50m (referência código 01 da LCL www.alvos.com.br)

Premiação

Além da carabina de pressão CBC JADE de 5,5mm para o melhor pontuador geral, o inspetor Francisco Ribeiro e a escrivã Raimunda Necy, foram premiados com um troféu de primeiro lugar, um coldre do tipo velado da Max Kydex e uma anuidade do Clube de Tiro Gun House. Os demais participantes que ficaram entre o 2º e o 5º lugar foram premiados com troféus para as suas respectivas colocações no torneio.

Participação do DTO

A munição utilizada durante o campeonato foi fornecida pelo Departamento Técnico Operacional (DTO) da PC-CE. Além das munições, o DTO ainda disponibilizou aos participantes duas pistolas da marca Sig Sauer P320 de calibres .40 S&W e 9mm Luger, no caso do participante ter preferência por estas em detrimento da arma que lhe é acautelada ou em caso de pane, para substituir a arma do participante.

Clique aqui e veja as outras classificações