Exposição da PC-CE em shopping é marcada por emoção e aproximação com a população

17 de abril de 2023 - 17:20 # # # # #

Os três dias de exposição sobre a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) foram marcados por emoção e inspiração. Em comemoração aos 215 anos da instituição, o evento permitiu que milhares de pessoas, que passaram pelo local, fizessem uma verdadeira imersão na história e funcionamento da PC-CE.

Erick, um garotinho esperto de pouco mais de dois anos, é apaixonado por carros. No domingo, ele foi com os pais, Edmundo Clarindo e Erlene Policarpo, para conferir de perto a viatura da Polícia Civil. Erick adorou. Distribuiu simpatia e sorrisos para aqueles que passavam próximo e observavam a empolgação do garoto. Erlene, mãe de Erick, comentou sobre o amor dele por carros. “O Erick adora carros, principalmente viaturas, por causa das cores e luzes. A oportunidade dele entrar em uma viatura da PC-CE, o deixou muito feliz. Foi enriquecedora essa experiência”, disse ela.

A exposição promoveu um fortalecimento de laços e uma aproximação com a sociedade. Além disso, serviu de inspiração para quem deseja e sonha ser um policial civil. Na ocasião, a população pode conhecer o material bélico e armamento não letais, bem como acompanhar apresentação do cão farejador. Quem passou pelo local, aproveitou o momento para interagir e registrar o momento.

Autoridades prestigiam exposição

Estiveram presente na exposição o secretário da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio; o delegado geral, Márcio Gutiérrez; e a delegada geral adjunta Teresa Cruz; o delegado de planejamento e gestão, Otávio Coutinho; e o secretário da Administração Penitenciária e Ressocialização, Mauro Albuquerque. Na oportunidade, os gestores puderam compartilhar o momento com seus familiares. Gestores da PC-CE também compareceram levando familiares.

A exposição

A exposição com o tema “Polícia Civil do Ceará: 215 anos promovendo justiça, protegendo a sociedade e cuidando das pessoas”, faz parte da programação de comemoração da instituição, que é a mais antiga entre as Forças de Segurança do Estado. Dividida em dois ambientes, a exposição trouxe a história da Polícia Civil, exibiu fotos da rotina dos policiais civis e das operações. Também foram disponibilizados para observação parte do material bélico e armamentos não letais utilizados pelos policiais civis da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), além de serem realizadas apresentações de farejo de entorpecentes com cão policial do Núcleo Operacional com Cães (NOC) da Delegacia de Narcóticos (Denarc). Ainda no local, foi instalada a Delegacia Móvel para atender à população que necessitou registrar Boletins de Ocorrência.

Semana da Polícia Civil

Além da exposição, a programação da semana de comemoração do aniversário de 215 anos da Polícia Civil contará com campanha de incentivo a doação de sangue, no dia 18, das 9h às 16h; torneio de tiro para os servidores e integrantes das Forças de Segurança, no dia 19 de abril, das 8h às 14 horas; no dia 20, às 9h30min, a solenidade de descerramento da foto do delegado Sérgio Pereira na Galeria dos Superintendentes e de homenagem aos policiais civis aposentados, e com a tradicional corrida de rua da Polícia Civil, que acontecerá na manhã do dia 21 de abril, quando é comemorado oficialmente o Dia da Polícia Civil.