Homem que armazenava e distribuía combustível de forma irregular é preso em Itarema

1 de abril de 2023 - 14:18 # # #

Além da apreensão do material inflamável no local, foi constatado a distribuição e venda de peixe sem nota fiscal

Uma ação das Polícias Civil (PC-CE), Militar do Ceará (PMCE) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) resultou na prisão em flagrante de um homem, que distribuía e armazenava de forma irregular e sem autorização combustíveis para uso em embarcações locais. A prisão, apreensão do combustível e interdição do local aconteceram nessa sexta-feira (31), na localidade de Torrões, em Itarema- Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17) do Ceará. Um caminhão, 15 mil litros de óleo diesel e 18 botijões de gás, foram apreendidos durante o trabalho investigativo.

Na manhã de ontem (31), os policiais civis saíram em diligências para dar continuidade a uma investigação sobre sonegação fiscal e lavagem de dinheiro, que ocorria em uma fábrica de gelo, situada no sítio Urubu, em Torrões, Itarema. Ao se deslocar para local alvo das investigações, os investigadores da PC-CE, com apoio da Polícia Militar e Pefoce se depararam com o armazenamento irregular de combustível e botijões de gás, que eram vendidos para embarcações locais. Diante do que foi encontrado, os policiais civis prenderam em flagrante um homem identificado como José Hiltomar Costa Martins, de 47 anos, que até então, não possuía antecedentes criminais. Ele é o gestor da fábrica de gelo.

Hiltomar, que não apresentou a documentação que autoriza a venda deste material tóxico e inflamável, foi conduzido à Delegacia Municipal de Itarema, onde foi autuado por crime ambiental. Ainda com base no que foi periciado, o local foi interditado, pois não possui condições para armazenar esse tipo de produto. No momento em que os agentes estavam no local, cerca de 50 toneladas de peixe estavam sendo distribuídos, sem as devidas notas fiscais. Com isso, um outro inquérito policial foi instaurado na delegacia, com foco em apurar crimes contra a ordem tributária para responsabilizar quem comercializava e os referidos compradores. Dada a carga perecível, os peixes não ficaram apreendidos.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As informações também podem ser encaminhadas para o telefone (88) 3667-1300,da Delegacia Municipal de Itarema. O sigilo e o anonimato são garantidos.