Ações do 4º DP da PC-CE resultam na recuperação 22 celulares no primeiro bimestre do ano

20 de março de 2023 - 17:12 # # # # # # # # # #

Na última semana, um aparelho celular que havia sido enviado para a Bahia foi recuperado pelos policiais civis

Como resultado dos trabalhos de investigação realizados pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), o 4º Distrito Policial (4º DP) realizou a entrega de 22 aparelhos celulares recuperados nos dois primeiros meses de 2023. Os aparelhos foram restituídos aos proprietários entre janeiro e fevereiro deste ano.

O delegado titular da delegacia, José Munguba, detalhou os números obtidos pelas equipes policiais. “No ano passado, nós conseguimos recuperar e restituir aos seus donos, cerca de 70 dispositivos. Este ano, nós já conseguimos recuperar 14 celulares em janeiro e oito em fevereiro; em março, já temos alguns para serem devolvidos aos seus proprietários. Nossa equipe do 4º DP trabalha no sentido de tentar amenizar o sofrimento de pessoas que nos procuram ao terem os seus aparelhos celulares subtraídos”, afirmou.

Também de acordo com José Munguba, o aparelho celular é um dos objetos mais visados pelos suspeitos e é gratificante ver o resultado do trabalho ao devolver os dispositivos aos seus donos. “É uma satisfação muito grande deles, quando chegam à delegacia e muitas vezes nem sabem que tiveram seus dispositivos recuperados e nós fazemos a restituição. Colegas nossos de outras delegacias estão fazendo a mesma coisa. Nós esperamos que nós possamos restituir a maioria dos aparelhos aos seus proprietários”, concluiu o delegado.

A importância do registro do BO

A Polícia Civil orienta que as vítimas registrem Boletim de Ocorrência (BO) em caso de furto ou roubo do aparelho celular. O BO pode ser feito presencialmente, na delegacia da PC-CE mais próxima, ou por meio da Delegacia Eletrônica, no site www.delegaciaeletronica.ce.gov.br. A Deletron atende todo o Estado do Ceará a qualquer hora do dia ou da noite.

No momento do registro do BO, a vítima pode e deve repassar informações que auxiliem na localização do aparelho, como marca, modelo e cor, e o número do IMEI, que é um número único do dispositivo. Para verificar qual o número do IMEI com o celular em mãos, o proprietário pode realizar uma chamada do dispositivo para *#06#. A orientação é que o número seja anotado e guardado em um lugar seguro.

Celulares com sistema “Android”

Caso o aparelho celular possua sistema operacional “Android”, o proprietário pode verificar o número do IMEI por meio da ferramenta “Encontre Meu Dispositivo”. Ao logar na conta utilizada no equipamento, será exibida uma lista com os aparelhos cadastrados pelo usuário, sendo possível verificar qual o número do IMEI de cada dispositivo.

Além disso, a ferramenta de bloqueio do aparelho, disponível na mesma página, deve ser utilizada para evitar a utilização indevida de contas bancárias e outras informações do usuário.

Celulares com sistema “iOS” (Apple)

Para aparelhos da marca Apple, o usuário poderá verificar qual o número do IMEI do dispositivo cadastrado por meio da plataforma de gerenciamento de dispositivos. Outras ferramentas úteis também estão disponíveis na página “buscar dispositivos”.