Operação Focus resulta no cumprimento de mandados de prisão em General Sampaio e Caucaia

3 de fevereiro de 2023 - 19:09 # # # # # # #

A Operação Focus cumpriu, nesta sexta-feira (03), três mandados de prisão nos municípios de Caucaia e General Sampaio, nas Áreas Integradas de Segurança 11 e 17 (AIS 11 e 17) do Estado, respectivamente. A ação realizada pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), busca coibir crimes Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) e os Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVPs) em áreas estratégicas.

A ação contou com 74 homens e mulheres da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Ainda colaboraram, agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Guarda Municipal de Caucaia. No município da Região Metropolitana de Fortaleza, as equipes percorreram os bairros: Marechal Rondon, Araturi, Parque Guadalajara, Centro, Grilo e Novo Pabussu.

Além do cumprimento de mandados, foram realizadas abordagens a pessoas e veículos em conduta suspeita, divulgação do Disque-Denúncia e checagem de endereços. “A Operação Focus tem por escopo atuar nos bairros de maior conflito em Fortaleza e na Região Metropolitana, tendo como base estudos de dados fornecidos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da SSPDS”, justifica o coordenador da Copol, Harley Filho.

Cumprimento de mandados

Em Caucaia, Divanildo Mineiro de Lima Júnior, de 22 anos, com passagens por roubo e posse ilegal de arma de fogo, teve em seu desfavor o cumprimento de um mandado de prisão preventiva por participação em organização criminosa. Enquanto em desfavor de Caio Samuel Oliveira Brito, mais conhecido como “Cacau”, de 20 anos, pelo crime de homicídio qualificado. Ele possui passagens por roubo de veículo.

A sétima edição da Operação Focus contou ainda com um desdobramento no município de General Sampaio. Na cidade da região do Vale do Curu e Aracatiaçu, as Forças de Segurança cumpriram um mandado de prisão temporária contra José Márcio Oliveira Ferreira, de 35 anos, com passagem por crime ambiental, por roubo majorado.

A Operação Focus também orientou a população a contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.