Polícia Civil recupera cerca de cinco toneladas de fios furtados de empresa de telefonia

1 de fevereiro de 2023 - 17:59 # # # # # # # # #

Uma ação realizada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) resultou na localização e apreensão de cerca de cinco toneladas de fios de cobre furtados de uma empresa de telefonia. O material foi localizado, nesta quarta-feira (01), em um terreno no bairro Sabiaguaba, na Área Integrada de Segurança 07 (AIS 07) de Fortaleza. O quantitativo equivale a 1.402 metros de cabos. Essa é a maior apreensão de fios furtados realizada pela PC-CE.

A ação foi desenvolvida por policiais civis do 26º Distrito Policial (DP) que investigavam, há dois meses, furtos de fios de uma empresa de telefonia. Após diligências, os policiais localizaram o terreno que servia para a queima dos fios e retirada do cobre para serem comercializados. Todo o material localizado foi levado para a sede da delegacia e será restituído aos responsáveis.

As investigações seguem no intuito de identificar os suspeitos do crime. Mais detalhes serão divulgados em momento oportuno para não comprometer o trabalho policial em andamento.

Mais de 7,6 mil metros de fios foram recuperados no Ceará em 2022

Entre janeiro e dezembro de 2022, as Forças de Segurança do Ceará recuperaram 7.682 metros de fios em todo o Estado. Os dados foram compilados pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp/SSPDS). Desses fios recuperados, parte é da Enel Distribuição Ceará, que estima que as ações resultaram na recuperação de seis toneladas de fios da empresa.

Conforme a Geesp da Supesp, entre os mais de 7 mil metros recuperados no Ceará, 5.321 metros foram apreendidos em Fortaleza. O resultado positivo de ações integradas e contínuas, coordenadas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE) e executadas pelas Polícias Civil e Militar do Ceará, conta com o auxílio de órgãos parceiros, como a Enel Distribuição Ceará. O Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS também contribui de forma efetiva para a recuperação do material e prisão de envolvidos nos furtos.

A PC-CE lembra que o furto ou roubo de cabos, fios elétricos ou de telecomunicações atenta contra a segurança e o funcionamento de serviços de utilidade pública. Além desses, outro crime associado ao delito é o de receptação, quando os materiais são comercializados clandestinamente a terceiros.

Cabe ressaltar que apesar do trabalho proativo das Polícias do Ceará, é importante que os responsáveis pelos fios registrem a ocorrência em qualquer delegacia da PC-CE. O Boletim de Ocorrência auxilia os trabalhos policiais.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As denúncias podem ser feitas para o telefone (85) 3101-3531, do 26º DP. O sigilo e o anonimato são garantidos.