Dois suspeitos de aplicar golpe de falsos atendentes de banco são presos pela PC-CE

27 de outubro de 2022 - 15:23 # # # #

Uma investigação minuciosa da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), por meio da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) e do Departamento de Inteligência (DIP) e com apoio da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), culminou, nessa terça-feira (25), na prisão em flagrante de dois homens, um paulista de 21 anos e outro carioca de 28 anos, suspeitos de crimes de estelionato e por pertencer um grupo criminoso.

Segundo investigações policiais, os homens se passavam por atendentes de banco para ganhar confiança e recolher os cartões das vítimas. Eles foram presos quando realizavam compras utilizando os cartões das vítimas, em um shopping de Fortaleza, localizado no bairro Edson Queiroz – Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7) de Fortaleza. Um cartão de crédito, uma quantia em dinheiro e cerca de R$ 100 mil em produtos comprados com os cartões das vítimas foram apreendidos.

As investigações iniciaram logo que policiais civis tomaram conhecimento de que uma idosa de 70 anos, havia sido vítima de um golpe, em que um grupo se passava por atendentes de um banco. Os suspeitos entravam em contato com as vítimas, por meio de ligação, para informar que uma compra suspeita havia sido feita com seu cartão de crédito. Durante a ligação, o suspeito confirmava os dados pessoais da vítima e, logo após, ela era orientada a entregar seu cartão, partido ao meio, para um suposto funcionário que iria recolher em sua residência. Em posse dos cartões das vítimas, os homens realizavam diversas compras de diversos produtos.

Levantamentos policiais apontam que duas vítimas tiveram um prejuízo em torno de R$ 100 mil através de compras realizadas com seus cartões. Ainda segundo informações policiais, os suspeitos vinham de outros Estados para praticar o crime. Em uma ação rápida e com o avanço das investigações, os policiais civis localizaram e prenderam dois homens identificados como Douglas Silva Liberato (21), e Guilherme Veríssimo Gomes da Cunha (28), ambos sem antecedentes criminais no Ceará, no momento em que eles saíam de um shopping, no bairro Edson Queiroz, após realizarem diversas compras com o cartão de uma das vítimas.

Diante do flagrante, os suspeitos foram conduzidos para a Delegacia de Roubos e Furtos, onde foram autuados por crimes de estelionato e por pertencer a uma organização criminosa. As investigações seguem com a finalidade de identificar outras possíveis vítimas, bem como, identificar e capturar outros indivíduos envolvidos na ação criminosa.

Denúncias

A Polícia Civil do Ceará mantém os trabalhos sobre a atuação criminosa do grupo no intuito de apurar as participações de outras pessoas. A DRF disponibiliza um número para denúncias para onde podem ser repassadas informações que ajudem os trabalhos investigativos. As denúncias podem ser feitas para o número (85) 3101-1141.

As denúncias também podem ser encaminhadas também para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos. O sigilo e o anonimato são garantidos.