PC-CE recupera 113 baterias furtadas de empresa de telefonia e internet

28 de junho de 2022 - 21:07 # # # # # # # # #

A Polícia Civil do Estado Ceará (PC-CE) apreendeu, na tarde dessa segunda-feira (27), 109 baterias estacionárias e quatro baterias de lítio. A ação ocorreu no bairro Vicente Pinzón, Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1) de Fortaleza. Um procedimento foi registrado na Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos Cargas (DRFVC), unidade da PC-CE responsável pelas investigações.

De acordo com as investigações, um funcionário de uma empresa de telefonia e internet seria o responsável pelo furto dos equipamentos. Durante a instalação do equipamento, o técnico verificava se a fonte de alimentação de energia das antenas apresentava alguma instabilidade. Caso sim, o suspeito instalava e chegava a fotografar a bateria nova no sítio e, num segundo momento, trocava-a por uma mais antiga.

O crime não chamava a atenção da empresa porque o técnico calculava, minuciosamente, o número de baterias que deveriam ser trocadas para que o fornecimento de energia para a antena não fosse prejudicado. O resultado é que os usuários dos sinais 3G, 4G e 5G da empresa saiam prejudicados com um sinal de qualidade inferior àquele contratado.

Ainda segundo os levantamentos, as baterias estacionárias novas, que já haviam sido furtadas, eram repassadas a um segundo suspeito. O comparsa seria responsável pela venda do equipamento por meio da internet. Conforme as investigações, foi o comércio das baterias estacionárias que lançou o alerta para a equipe da DRFVC. A ação da equipe policial também apreendeu dois aparelhos celulares e 40 notas fiscais.

Todo o material apreendido pela ofensiva policial foi conduzido até a DRFVC e restituído à empresa de telefonia e internet. Agora, a unidade especializada da PC-CE apura as informações colhidas em celulares e nas notas fiscais e conduz oitivas e diligências no intuito de elucidar o caso e prender os suspeitos envolvidos com o crime.

Denúncias

A população pode contribuir com os trabalhos policiais repassando informações que auxiliem na localização de pessoas envolvidas nesse tipo de ocorrência. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou ainda pelo telefone (85) 3101-2489, da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC). O sigilo e o anonimato são garantidos.