Integrante de coletivo criminoso com atuação em Itaitinga/CE é preso no Piauí em ação conjunta

14 de junho de 2022 - 16:26 # # # #

Investigações desenvolvidas pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), resultaram na localização e prisão de João Vitor Chaves, de 22 anos. Ele, que também é conhecido como “Pirulito”, e possuía quatro mandados de prisão preventivas em seu desfavor, foi preso nesse sábado (11), em Parnaíba, no Piauí. No dia, com a tentativa de se desvencilhar do trabalho policial, “Pirulito” informou um nome falso e estava em posse de um automóvel com registro de apropriação indébita. A prisão foi realizada por uma equipe da Polícia Civil do Piauí

Com várias passagens por tráfico de drogas, roubo e homicídio, Vitor encontrava-se foragido desde 2019, do município de Itaitinga, região, onde segundo informações policiais, era o local onde ele exercia papel importante dentro de um coletivo criminoso, principalmente no comércio ilícito de entorpecentes. Ao se tornar alvo dos trabalhos policiais, Vitor se mudou para outro estado. Com o trabalho integrado, troca de informações e uma investigação minuciosa, os investigadores cearenses  localizaram Vitor na região do Piauí.

Com os mandados de prisão em mãos pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, homicídio e por integrar organização criminosa, os policiais civis do Ceará solicitaram o apoio do policiais civis do Piauí, onde lograram êxito na sua prisão. Vitor foi preso em via pública, e em posse de um carro do qual ele não pretendia devolver para o dono. Ainda com base no histórico criminal de Vitor, ele era o responsável por ameaçar populares na região de Itaitinga, e organizar toda a logística da comercialização de drogas na AIS 25.

Com isso, “Pirulito” foi conduzido a uma unidade policial da região. Lá, além das decisões judiciais serem cumpridas, ele foi autuado em flagrante por receptação e falsa identidade. Com isso, as investigações seguem, pois há indícios de que mesmo longe, ele coordenava o tráfico de drogas no Ceará e no Piauí.

Denúncias

Para combater a atuação de grupos criminosos no Estado, a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) conta com a participação da população para repassar informações que auxiliem os trabalhos investigativos. Por isso, a unidade especializada da Polícia Civil do Ceará mantém um número de WhatsApp para receber denúncias de ações criminosas em todo o Estado. A população pode enviar mensagens de texto, áudios, fotos e vídeos para o número (85) 98969-0182.

As denúncias também podem ser feitas, por meio de ligação gratuita, para o 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O sigilo e o anonimato são garantidos.