Polícia Civil inicia os encontros do II Simpósio Estadual de Polícia Judiciária

18 de abril de 2022 - 17:43 # # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) promove o II Simpósio Estadual de Polícia Judiciária que iniciou, na manhã desta segunda-feira (18), no auditório da Superintendência da Polícia Civil, no bairro Centro – Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4) de Fortaleza. O evento, que está na programação da semana da Polícia Civil, tem como objetivo promover trocas de experiências sobre investigação policial e estudo de casos através das boas práticas.

O delegado geral adjunto da PC-CE, Márcio Gutierrez, abriu o evento falando sobre os avanços na Polícia Judiciária do Ceará. Participaram da solenidade os representantes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), do Corpo de Bombeiro Militar do Ceará (CBMCE), da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp). Durante a manhã, o evento prosseguiu com atividades de promoção à saúde realizadas pelo Departamento de Assistência Médica e Psicossocial (Damps) da PCCE, no térreo da instituição.

Foram realizadas aferições de pressão arterial, massagem miofascial, consulta com nutricionista e educador físico, bem como agendamento para consulta com psicóloga. A diretora do Damps, Sônia Amaral, ressaltou a importância de atender os policiais civis em suas necessidades psicossociais. “Estamos fazendo uma manhã de promoção à saúde dos policiais civis, visto que nos preocupamos com a qualidade de vida e saúde deles”, conta.

Investigação policial e estudo de casos

No período da tarde, três estudos de casos foram apresentados. O primeiro, apresentado pelo titular da Delegacia de Combate à Exploração da Criança e Adolescente (Dceca) da PC-CE, Carlos Alexandre, e pelo inspetor Daniel Madeiro, que relatou crimes sexuais tendo como vítimas crianças e adolescentes, bem como o impacto deste crime na vida das vítimas.

No encontro foi pontuado que, em sua maioria, os crimes sexuais, tem como são infratores, pessoas do sexo masculino e exemplificou sobre o estupro de vulnerável no âmbito familiar ou de relações de confiança. O inspetor Daniel, discorreu sobre uma importante ferramenta usada pela Polícia Civil em que auxilia nas investigações em combate ao crime contra crianças e adolescentes.

O segundo caso apresentado pelo delegado Julius Caeser, foi sobre segurança pessoal e institucional em ambientes cibernéticos. Ele falou, ainda, sobre ataques para obtenção de senhas e deu dicas de como se proteger e criar senhas seguras. Além disso, o delegado falou que evitasse clicar em links desconhecidos. Ele fez um alerta sobre a verificação de atividades, quando o próprio dispositivo já faz o alerta, em caso de dúvida, o ideal é trocar a senha. Cuidado pra não falar com assuntos pessoais por aplicativo de mensagens ou por e-mail. “Não tire foto do seu cartão pra enviar pro seu cônjuge”, exemplificou. Bem como deu dicas de como evitar vírus. Por fim, ele falou sobre a segurança do celular e do trabalho. “Leve pra internet os mesmos cuidados e as mesmas preocupações do dia a dia”, disse ele.

Ainda no âmbito virtual, o delegado titular do Departamento de Inteligência (DIP), Edvando França e o titular delegado da Delegacia de Combate aos Crimes de Lavagem de Dinheiro (DCCLD), Ismael Araújo, falaram sobre crimes ocorridos através do chip do celular. Entre os casos, destaca-se o de uma vítima que teve o chip clonado. O criminoso tentou falar com a gerente de um banco e pedir uma senha. Desconfiada do ocorrido, a gerente não repassou. Segundo os delegados, o alvo cometeu o crime quando estava em outro estado, onde foi preso.

Exposição de imagens

No térreo da Superintendência da PC-CE, uma exposição de fotografias que estão no livro Crônicas da Periferia, escrito pelo inspetor da PC-CE, Cláudio Marques, ficarão disponíveis durante toda a semana. A obra, lançada recentemente, destaca ocorrências reais apuradas pela Polícia Civil nas comunidades mais carentes. Além de escritor, o policial civil é amante da fotografia, portanto, os registros foram clicados em ocorrências reais de quando Cláudio era lotado no Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP). Atualmente, o inspetor está lotado na Divisão de Proteção ao Estudante (Dipre) da PC-CE.

A programação da semana da Polícia Civil do Estado do Ceará continua durante os dias 19 e 20 com exposições fotográficas, homenagens aos aposentados, campeonato de tiro e simpósio. Além de exposição no Shopping Riomar Fortaleza que segue até o próximo domingo (24).