Mulher é presa suspeita de fraude milionária contra empresa de sucata de Caucaia

15 de fevereiro de 2022 - 14:38 # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) prendeu em flagrante, na manhã dessa segunda-feira (14), uma mulher suspeita de furto. De acordo com as investigações, ela estaria cometendo os crimes contra o setor financeiro de uma empresa de ferro e de sucata, onde trabalha, mediante fraude no setor de pesagem de cargas. A prisão aconteceu no bairro Potira, em Caucaia, na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Estado e foi realizada pelo 18º Distrito Policial (DP).

Segundo as investigações, a funcionária identificada como Maria Valdirene de Paulo (34 anos), que atuava no setor de passagem das mercadorias adquiridas pela empresa de sucatas, liderava um esquema criminoso em que consistia na alteração no registro de entrada de carga, o que consequentemente gerava ordem de pagamento a fornecedores com base em pesagens fraudulentas. Caminhões carregados de sacos de areias eram pesados como se as cargas fossem sucatas de ferro.

As investigações apontam que Maria Valdirene praticava essa conduta numa frequência média de desvio criminoso de cerca de R$ 20 mil semanais, o que gerou um prejuízo milionário à empresa durante os três anos em que trabalhou. A mulher se apresentava fora da empresa com uma vida social de ostentação, como viagens de luxo, vários imóveis e patrimônio incompatível com sua renda.

Maria Valdirene foi autuada em flagrante por furto qualificado mediante fraude cuja pena é de dois a oito anos de reclusão. As investigações continuarão pelo 18º Distrito Policial, no intuito de identificar outras pessoas que fazem parte do grupo criminoso.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser encaminhadas para o telefone (85) 3294-7884 do 18º Distrito Policial (DP).

As denúncias podem ser feitas ainda para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.