Forças de Segurança capturaram 2.274 pessoas no Ceará em janeiro de 2022

9 de fevereiro de 2022 - 18:27 # # # # #

Após o ano de 2021 fechar com um balanço de mais de 30 mil capturas por crimes e atos infracionais no Ceará, as Forças de Segurança registraram um total de 2.274 prisões e apreensões no primeiro mês de 2022. O número corresponde a uma média de 73 capturas por dia em território cearense, seja por flagrantes ou por cumprimento de mandados efetuados pelas Polícias Civil e Militar, conforme os dados compilados pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia (Supesp), instituição vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Do número contabilizado pelo setor, um total de 2.018 corresponde ao balanço de capturas em flagrante. Já no que se refere aos mandados, foram 256. As abordagens diárias realizadas pelo policiamento ostensivo da Polícia Militar do Ceará (PMCE), as investigações conduzidas pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e as operações deflagradas pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS são as principais ações por trás desse balanço positivo registrado pelo Sistema de Segurança Pública Estadual.

“Seguimos sempre na linha de intensificar cada vez mais as ações preventivas e também as ações de investigação e de inteligência, mantendo sempre um elevado número de capturas no Estado de pessoas envolvidas na prática de crimes. Essa é uma das principais formas de conseguirmos reduzir os índices de criminalidade e aumentar a sensação de segurança dos cidadãos. Tudo isso é fruto de muita integração, de muita atividade de inteligência e de intensificação operacional”, frisou o secretário Sandro Caron.

Atrelado a isso se destacam ainda importantes investimentos feitos pelo Governo do Ceará, como a expansão do Sistema de Videomonitoramento (Nuvid) e as implantações de novas bases do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio). Hoje, o Ceará possui 53 bases do comando especializado. Em 52 desses municípios, os profissionais de segurança contam ainda com câmeras de videomonitoramento, que auxiliam tanto na prevenção e repressão de crimes, como também contribuem para as investigações conduzidas pela Polícia Judiciária.

A última inauguração ocorreu na sexta-feira, dia 4 de fevereiro, quando o governador Camilo Santana e o secretário da SSPDS, Sandro Caron, foram até o município de Amontada, na Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17), para a entrega do novo investimento. A previsão é que mais 16 bases sejam instaladas até o fim deste ano.