Família cearense mantida em cárcere privado em Feira de Santana é resgata após ação das Polícias Civis do Ceará e da Bahia; Líderes religiosos são presos pelo crime

27 de janeiro de 2022 - 16:51 # # # # # #

Uma ação conjunta das Polícias Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e do Estado da Bahia (PCBA) resultou na prisão em flagrante de mãe e filho, suspeitos de manterem em cárcere privado uma família cearense composta por uma mãe e cinco filhos. As prisões em flagrante aconteceram na última segunda-feira (24), em Feira de Santana, na Bahia. Além do crime de cárcere, o homem é suspeito de cometer o crime estupro de vulnerável contra uma adolescente de 12 anos.

Os investigadores iniciaram as diligências em busca de uma família após serem acionados pelo Conselho Tutelar da cidade de Cruz, no Ceará. Os conselheiros relataram que uma família, que é assista pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), composta por uma mãe e cinco filhos, com idades entre oito e 14 anos, havia entrado em contato com os agentes via mensagem de aplicativo relatando que estava em situação de maus-tratos, na Bahia.

A vítima não conseguia passar informações sobre sua localização, mas enviou a foto da placa de um veículo. Foi a partir dai que as investigações iniciaram e os policiais civis conseguiram chegar até o paradeiro da família.O delegado titular da Delegacia Municipal de Cruz, Júlio César Chiarini, ao tomar conhecimento dos fatos, contatou a Polícia Civil da Bahia e compartilhou os levantamentos policiais que resultaram na localização da família e prisão em flagrante dos suspeitos.

As investigações apontaram que a família cearense teria sido induzida por uma mulher de 58 anos e seu filho de 23 anos, que se dizem pastores de uma igreja evangélica, para morar na Bahia com a promessa de uma vida melhor. No local, a família estava sendo mantida em cárcere privado e sendo proibida de ter contato com outras pessoas.

A filha mais velha da mulher, uma adolescente de 12 anos, estava sendo induzida, pelos religiosos, a casar com o homem (23). Todavia, a mãe da garota se recusou a assinar documentos que consentiam o casamento. Contudo, a menina era trancada em um quarto com o homem, onde era estuprada. Ainda segundo informações policiais, as outras crianças eram forçadas a trabalhar e eram agredidas pelos suspeitos.

Mãe e o filho foram autuados em flagrante pelo crime de cárcere privado. Já o homem também foi autuado pelo crime de estupro de vulnerável, tendo sua prisão em flagrante convertida em preventiva. Já as vítimas foram acolhidas pelo Estado da Bahia. “A família foi acolhida e amparada e estamos tomando providências para que ela retorne ao Ceará”, relatou Júlio César Chiarini.