Chefe criminoso com quatro mandados em aberto é preso e fuzil é apreendido durante ação da Polícia Civil

3 de dezembro de 2021 - 12:48 # # # # # # # #

Dando continuidade às ações visando o combate aos grupos criminosos e a redução dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), a Polícia Civil do Ceará (PC-CE) realizou, nessa quarta-feira (1), ações que resultaram na captura de Luiz Antônio da Costa Sampaio, conhecido como “Luan Carioca” ou “XT”, apontado como chefe de uma organização criminosa oriunda de outro estado, mas com atuação em Santa Quitéria e Hidrolândia, municípios pertencentes à Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16) do Ceará. As informações foram divulgadas em coletiva de imprensa, nesta sexta-feira (3).

Ainda durante a ação policial realizada por meio da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) da PC-CE, com o apoio do Departamento de Polícia Judiciária Especializada (DPJE), e que seguiu até o final tarde dessa quinta-feira (2), uma equipe de policiais civis da DRF apreendeu armas de fogo. Em uma residência abandonada, um fuzil de repetição calibre 7.62 e uma escopeta calibre 12 foram localizados. A ofensiva ocorreu na zona rural do município de Santa Quitéria.

Grupo criminoso desarticulado

Na tarde dessa quarta-feira, a Polícia Civil realizou uma incursão em um condomínio no bairro Messejana, onde capturou Luiz Antônio, o “Luan Carioca”, de 32 anos. O suspeito estava com quatro mandados de prisão em aberto por crimes distintos.

Um dos mandados era de prisão temporária, por um triplo homicídio ocorrido em Guaraciaba do Norte, em fevereiro deste ano. O outro, também de prisão temporária, correspondia aos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, fato ocorrido em Ipu, em setembro deste ano. Os outros dois eram de prisão preventiva, sendo um referente a um roubo contra um carro-forte, em Santa Quitéria, em julho de 2018; e o outro por um homicídio ocorrido em Hidrolândia, em dezembro do ano passado.

Por meio do serviço de inteligência da PC-CE, o suspeito foi identificado como o chefe de grupo criminoso de outro estado que atuava nos municípios de Santa Quitéria e Hidrolândia. Ele já responde a seis procedimentos policiais por tráfico de drogas, homicídio doloso, crimes de trânsito e roubo. Luiz Antônio é suspeito de atuar também na capital cearense, na Grande Messejana, região onde foi capturado após o trabalho de policiais civis. Ele é responsável ainda por controlar conflitos internos dentro da organização criminosa e por ordenar homicídios.

Com o homem foram apreendidas 50 gramas de cocaína e munições calibre 38. No primeiro momento, a ofensiva tinha como objetivo cumprir mandados de prisão em desfavor dele. Porém, “Luan Carioca” também foi preso em flagrante por tráfico de drogas e posse irregular de munição de arma de fogo.

Apreensões de armas no interior

As investigações da DRF chegaram até um ponto de apoio do grupo criminoso, uma residência abandonada na zona rural do município de Santa Quitéria. Na tarde dessa quinta-feira, uma equipe de policiais civis apreenderam, no local, um fuzil de repetição calibre 7.62 e uma escopeta calibre 12.

Investigações

Durante as investigações, a DRF tomou conhecimento que Luiz Antônio fazia parte de uma associação criminosa, que mantinha também como chefe, o seu primo, identificado por Mariano Farias Sampaio, conhecido como “Marianinho”, ambos naturais de Santa Quitéria.

Mariano morreu no Estado da Bahia, na cidade de Feira de Santana, em 10 de julho de 2019, com Darles de Souza Oliveira, conhecido como “Darlim”. Na ocasião, ambos se preparavam para uma ação criminosa contra uma instituição financeira na região.

Ainda de acordo com os levantamentos policiais, após a morte do primo, Luiz Antônio assumiu a chefia do grupo, comandando as ações criminosas em desfavor de instituições financeiras, bem como passou a chefiar o tráfico de drogas na região de Santa Quitéria e Hidrolândia.

Redução de roubos a instituições financeiras

O trabalho coordenado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) resultou na redução de 25% nas ocorrências de roubos a instituições financeiras, em todo o Estado, no quadro comparativo entre os meses de janeiro a outubro de 2021 em relação ao mesmo período do ano passado. Nos dez meses deste ano foram registradas seis ocorrências, enquanto no mesmo período do ano de 2020, ocorreram oito casos.

A redução nos números de ocorrências de roubos a instituições financeiras foi obtida graças às atuações das Forças de Segurança do Ceará, desempenhadas por meio do fortalecimento das investigações e do policiamento ostensivo por parte da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e da Polícia Militar do Ceará (PMCE).

As investigações de ações criminosas contra instituições bancárias são conduzidas pela DRF da PC-CE com foco na desarticulação e na asfixia econômica de grupos criminosos que atuam em todo o Estado. As prisões dos chefes desses grupos nos últimos anos foram fundamentais para que a atuação diminuísse em território cearense.

A Polícia Civil do Ceará mantém os trabalhos sobre a atuação criminosa do grupo no intuito de apurar as participações de outras pessoas. A DRF disponibiliza um número para denúncias para onde podem ser repassadas informações que ajudem os trabalhos investigativos. As denúncias podem ser feitas para o número (85) 3101-1141. O sigilo e o anonimato são garantidos.