Polícia Civil do Ceará recebe homenagem de empenho no combate aos Crimes Cibernéticos em São Paulo

26 de outubro de 2021 - 17:22 # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) recebeu uma homenagem pelos os resultados e empenhos no combate aos Crimes Cibernéticos e Pirataria Digital. A solenidade intitulada como Raio X – Operação 404, ocorreu nos últimos dias 21 e 22 de outubro em São Paulo, e teve como objetivo o aperfeiçoamento da relação de cooperação nacional e internacional.

O encontro foi organizado pelo o Departamento de Justiça dos EUA, Ministério da Justiça e Segurança Pública CyberLab/SEOPI e o Observatório dos Crimes Cibernéticos, onde foi abordado a importância da maior e mais bem sucedida operação de combate à pirataria digital da América Latina e Caribe. Lá, estiveram presentes diversas representates de diversas institições de segurança pública do País.

Delegados, investigadores e agentes de 16 Estados participaram de treinamentos em invetigação de crimes cibernéticos juntamente com agentes e especialistas americanos e ingleses. Além do treitamento, os investigadores foram supreendidos por homenagens. Para o inspetor de PC-CE, Enilson Pontes, lotado no Núcleo de Repressão à Lavagem de Dinheiro de Juazeiro do Norte e que representou a Polícia Civil cearense no evento, o encontro trouxe um legado sobre as investigações relacionadas aos crimes cibernéticos.

Estiveram no evento, ainda, o Serviço Secreto Americano, Departamento de Justiça Americano, Adida de Propriedade Intelectual do Governo Britânico, Homeland Security, Ministério da Justiça do Brasil.

Operação 404

A Operação 404 teve o objetivo de combater o crime de propriedade imaterial na internet, contado com bloqueio de sites e aplicativos de transmissão ilegal de conteúdo. A ação, coordenada pelo Ministério da Justiça, foi realizada no Brasil e em outros dois países e contou com três fases, sendo que a primeira delas foi iniciada no final de 2019. Em Fortaleza, a segunda fase da operação ocorreu no dia 5 de novembro de 2020 e resultou na prisão duas pessoas envolvidas com crimes praticados contra a propriedade intelectual na internet.

Leia mais: