Polícia Civil prende suspeito de chefiar grupo criminoso com atuação em Ibaretama

16 de agosto de 2021 - 09:30 # # # # #

Uma ação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), que contou com o apoio da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), resultou na prisão de um homem apontado como chefe de um grupo criminoso atuante na cidade de Ibaretama, na Área integrada de Segurança 20 (AIS 20) do Ceará. A captura aconteceu na manhã desta sexta-feira (13)

Ruan Lesley Alves Camurça (25), o “Gringo”, que já responde por homicídios e porte ilegal de arma de fogo, foi capturado por força de dois mandados de prisão que existiam contra ele. A captura dele ocorreu no bairro Conjunto Esperança, na Área Integrada de Segurança 9 de Fortaleza.

O homem é investigado por policiais civis da Delegacia Regional de Quixadá e é suspeito de chefiar um grupo criminoso com atuação na cidade de Ibaretama. Contra ele existem indícios de participação em homicídios ocorridos este ano no Sertão Central. Todos os crimes estão relacionados com a disputa com integrantes de grupos rivais.

Com a intensificação de buscas pelo suspeito, “Gringo” fugiu há cerca de dois meses para Fortaleza, onde foi capturado. No momento da abordagem, o homem não reagiu. Com ele, a Polícia Civil apreendeu um celular e uma pequena quantidade de drogas para consumo. Ainda na manhã de hoje, Ruan foi transferido para a Delegacia Regional de Quixadá, onde deverá ser ouvido e ficará à disposição da Justiça.

Outras prisões de chefes de grupos criminosos no Sertão Central

Em julho deste ano, outros integrantes de organizações criminosas que atuavam na região do Sertão Central foram capturados em ações da PC-CE.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As denúncias também podem ser encaminhadas para o telefone (88) 3445-1047, da Delegacia Regional de Quixadá. O sigilo e o anonimato são garantidos.