Operação Acalento mobiliza policiais do Ceará no combate à violência contra crianças e adolescentes

19 de julho de 2021 - 08:59 # # # # # # # #

A Operação Acalento é mais uma ação com foco no combate a crimes de violência contra crianças e adolescentes em âmbito nacional. Aqui no Ceará, desde o dia 4 de junho, diversas ações policiais, coordenadas pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) e com apoio da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE), foram realizadas. O balanço das ações desde o dia 4 de junho até o início da tarde desta sexta-feira (16) é de 134 autos de prisão em flagrante foram lavrados pelas delegacias de Polícia Civil do Ceará.

A ofensiva nacional é coordenada pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi) do Ministério de Justiça e Segurança Pública (MJSP), com ações iniciadas no dia 4 de junho, em 1.047 municípios brasileiros, nos 26 estados e no Distrito Federal. Em território cearense, as ações policiais para o combate a crimes cometidos contra crianças e adolescentes empregaram 341 agentes policiais e 145 viaturas, em todas as 25 Áreas Integradas de Segurança (AIS) do Estado durante o período da operação.

Ao todo, foram lavrados 134 autos de prisão em flagrante, 227 Boletins de Ocorrência Circunstanciados (BOC) em desfavor de adolescentes em conflito com lei e 21 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO). Além disso, nove inquéritos policiais foram concluídos e outros 259 foram instaurados para aprofundamento das investigações.

Além de equipes da Polícia Civil, participaram da operação as coordenadorias Integrada de Planejamento Operacional (Copol), Integrada de Operações de Segurança (Ciops), de Inteligência (Coin) e Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), todas da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), além do emprego de profissionais da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) na contabilidade dos dados criminais.

Operação Acalento

A Operação Acalento ocorre nacionalmente desde o dia 4 de junho, e o “Dia D” aconteceu hoje, quando foram cumpridos 374 mandados de prisão em todo o País. De acordo com o MJSP, durante esse período, a ação já contou com a participação de 6.400 agentes da Polícia Civil de todos os Estados e do Distrito Federal.