Forças de Segurança e órgãos parceiros integram primeira edição da Operação Apostos no Interior do Estado

25 de maio de 2021 - 18:12 # # # # # # # # # # # # # #

Com o intuito de combater as ações criminosas referentes aos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) e os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), as forças de segurança do Estado chegaram à cidade de Sobral para desencadear a primeira edição da Operação Apostos no Interior do Ceará. Órgãos de segurança, trânsito e fiscalização estaduais e do município de Sobral realizam saturações e ações de fiscalização pelas principais vias do município da região Norte, nessa segunda (24) e terça-feira (25). O aparato mobilizado para os trabalhos envolve mais de 100 servidores nas ações integradas.

As ações ostensivas da Apostos ocorrem em locais e horários escolhidos com base no mapeamento de áreas estratégicas a partir de dados extraídos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública do Estado do Ceará (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O objetivo da operação no município é combater as ações criminosas nas regiões onde são registrados os maiores índices de crimes contra a vida – Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) – e contra o patrimônio, os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP). Outro foco das ações é aprimorar um diagnóstico dos tipos de ocorrências em cada área e definir estratégias para a prevenção e combate ao crime.

A operação é organizada pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS e conta com a participação de órgãos vinculados da SSPDS e parceiros. Em Sobral, as ações contaram com apoio da Coordenadoria de Inteligência (Coin) e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), ambas da SSPDS; além da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), órgãos de segurança do município.

Resultados do primeiro dia

Durante as ações de ontem, três pessoas foram presas e um adolescente foi apreendido, envolvidos em ocorrência de furto, roubo e porte ilegal de arma de fogo. Os trabalhos policiais se concentraram em abordagens a pessoas; veículos e estabelecimentos comerciais; cumprimento de mandados de prisão; monitoramento de suspeitos, fiscalização e verificação da regularidade de sucatas e barreiras para abordagem de veículos. Na ação de ontem, cerca de 100 veículos foram abordados em um único dia. Foram apreendidos, ainda, um revólver calibre 32 municiado, duas motocicletas roubadas, 16 motocicletas apreendidas pelo Detran, além de 26 infrações de trânsito lavradas. Foram mapeadas também ruas com muros pichados, que tiveram seus conteúdos apagados.

Ação integrada

O efetivo da operação em Sobral contou com a participação de 108 profissionais, cães farejadores da Companhia de Policiamento com Cães (CPCães) da Polícia Militar e do Núcleo de Operações com Cães (NOC) da Delegacia de Narcóticos (Denarc) da Polícia Civil, além de 23 viaturas, uma van, uma ambulância, 17 motos, um carro de reboques e um helicóptero. As ofensivas tiveram como foco bairros escolhidos a partir de dados extraídos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública do Estado do Ceará (Supesp/CE) da SSPDS.

Entenda a operação em Sobral

A operação é organizada pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS e conta com a participação de órgãos vinculados – Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) – setores operacionais da SSPDS – Coordenadoria de Inteligência (Coin) e Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) – e parceiros, a Guarda Civil Municipal de Sobral e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

“A Operação Apostos, desencadeada no município de Sobral, tem o objetivo de combater ações criminosas onde são registrados os maiores índices de CVLI’s e CVP’s. Essa operação foi organizada pela Copol com a participação de órgãos vinculados e forças amigas. Com blitz e barreiras, com CPCães, para efetivação de prisões e de várias forças trabalhando para inibir delitos. As áreas da ação foram detalhadas por meio de estudos da Supesp, que diante de dados coletados e índices atualizados, contribuíram nessa operação. A ação, além de inibir, garante ainda, a segurança pública e a ordem para os sobralenses”, explicou o tenente-coronel Sérgio Mesquita, comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar do Ceará (PMCE).

Operação Apostos

A ação leva o nome de Apostos e significa Abordagens Policiais e Saturações Territoriais Ostensivas. De acordo com o significado no dicionário, a palavra Apostos significa: adjuntos, aplicados, atrelados, juntos, justapostos, ligados, sobrepostos. Também pode fazer referência à expressão “estar a postos”, que denota pronto para uma ação, uma atividade; atento e em posição.