Secretários do Consesp conhecem tecnologias desenvolvidas no Ceará durante Fórum realizado na SSPDS

31 de maio de 2019 - 18:28 # # # # #

“Hoje estamos demonstrando o que a gente vem utilizando, que foi desenvolvido em termos de tecnologia aqui no Estado e tem sido fundamental para obter os resultados positivos de redução dos indicadores criminais do Ceará. O que fazemos aqui pode ajudar no trabalho desenvolvido pelos senhores em seus estados”. Essa foi a fala de abertura do secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, André Costa, durante sua apresentação no Fórum de Tecnologia realizado, na manhã desta sexta-feira (31), na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em Fortaleza. A explanação aconteceu durante o Fórum de Tecnologia, que finalizou os trabalhos da LXXIV reunião do Colégio Nacional de Segurança Pública (Consesp).

A comitiva, formada por secretários dos estados do Acre, Alagoas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo e Tocantins, assistiu às apresentações realizadas pelo gestor da SSPDS, secretário André Costa; pelo superintendente de Estratégia e Pesquisa de Segurança Pública (Supesp), Aloísio Lira; e pelo professor doutor do Departamento de Computação da Universidade Federal do Ceará (UFC), José Antônio Macêdo, que também é integrante do grupo que desenvolve os projetos de tecnologias aplicadas à Segurança Pública. Foi apresentado ainda o aplicativo Portal de Comando Avançado (PCA), ferramenta que permite aos policiais a busca civil e criminal com imagens de pessoas e informações inerentes as mesmas.

O secretário da Segurança Pública do Mato Grosso, Alexandre Bustamante, durante a visita guiada à Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS, agradeceu ao secretário André Costa pelo evento. “Gostaria de agradecer a receptividade do secretário André e oportunidade de conhecer a tecnologia e a estrutura que o Ceará detém hoje, com os aplicativos, tecnologias, ferramentas e parceria com a academia, especialmente com a Universidade Federal do Ceará (UFC). Isso demonstra a capacidade que tem a Segurança Pública tem de evoluir. A evolução que o Ceará tem sentido a passos largos, queremos levar para o Mato Grosso. A ideia do Consesp de realizar o evento aqui foi muito boa, porque a gente conseguiu ver em que estágio está a Secretaria da Segurança do Ceará em termos de segurança, conhecimento e uso tecnologia para atividade policial”, disse Alexandre.

Já o secretário de Segurança do Estado do Piauí, Fábio Abreu, ressaltou a integração que já existe entre os estados que são vizinhos. “Nós do Piauí já temos essa relação de proximidade e de cooperação com o Estado do Ceará em vários aspectos. Hoje, nós observamos o programa ‘Spia’ e outras tecnologias que foram mostradas. É importante destacar essa abertura que o secretário André Costa tem dado para que pudéssemos conhecer de perto o que o Ceará vem fazendo”, falou Fábio Abreu. “O que tem aqui no Estado do Ceará já em funcionamento é algo espetacular e a gente tem condições de integrar com os nossos sistemas. A gente observa a possibilidade de receber a cooperação e também de cooperar”, finalizou.

O grupo pode conhecer in loco as ações desenvolvidas na gestão inteligente de tecnologias e aplicação de estratégias, que impactaram na redução dos índices criminais no Estado. Além de assistir às apresentações, os secretários realizaram uma visita técnica guiada às instalações da Ciops e ao helicóptero modelo Airbus Helicopters Deutschland H135 Helionix, que pousou na quadra da SSPDS.

Após o evento, André Costa classificou o Fórum como bastante produtivo. “Passamos a manhã reunidos, mostrando todas as soluções tecnológicas e como elas são enquadradas em nossas estratégias. A partir de agora, vamos avançar com as equipes técnicas que virão para o Ceará e que deverão trabalhar a integração dos dados dos Estados. Foi uma manhã produtiva e de muito trabalho para que possamos avançar em todo o país”, finalizou o gestor da SSPDS.

Primeiro dia

Após o Ceará se destacar nacionalmente na gestão inteligente de tecnologias e aplicação de estratégias, que impactaram na redução dos índices criminais, o Ceará foi escolhido para sediar a LXXIV reunião do Colégio Nacional de Segurança Pública (Consesp), durante essa quinta-feira (30) e hoje (31). A iniciativa ocorreu, no primeiro dia, no Hotel Gran Mareiro, na Praia do Futuro. Durante o evento, foram debatidos assuntos como o Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), Pacote Anticrime, fontes de financiamento da segurança pública e operações integradas entre os estados brasileiros.