Polícia Civil do Ceará captura 131 foragidos da Justiça durante Operação Cronos II

28 de maio de 2019 - 18:28 # # # # # # # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio dos Departamentos Técnico Operacional (DTO), de Polícia da Capital (DPC), de Polícia Metropolitana (DPM), de Polícia do Interior Norte (DPI Norte), de Polícia do Interior Sul (DPI Sul), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Polícia Especializada (DPE), de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV) e de Inteligência Policial (DIP), realizou, nesta terça-feira (28), a “Operação Cronos II”, em todo o Estado do Ceará.

“Seguindo as diretrizes dos chefes de Polícia Civil do Brasil e com o objetivo de prender e apreender homicidas e pessoas que praticam o feminicídio, a Polícia Civil do Ceará deflagrou essa operação e empregou 173 equipes de policiais civis, num total de 667 agentes e 171 viaturas. As ações policiais iniciaram às 0h de hoje e se encerraram às 15h. No Ceará, porém, o trabalho vai continuar até as 18h, tendo em vista o cumprimento de mandados que ainda estão em aberto. Além das prisões de alvos suspeitos de homicídio e feminicídio, a Polícia Civil aproveitou o ensejo da operação já montada e deu cumprimento também a 72 mandados de prisão de crimes diversos como latrocínio, roubo e tráfico de drogas”, destacou o delegado geral, Marcus Rattacaso.

No total, foram capturadas 131 pessoas. Destas, seis são adolescentes e os outros 125, adultos. Foram cumpridos 58 mandados por homicídios e um por feminicídio e 72 por crimes diversos. O número representa um aumento de 35% em relação às prisões realizadas na primeira fase da operação, ocorrida em agosto de 2018, quando foram capturados em 97 suspeitos.

Todos os departamentos da PCCE foram envolvidos nesta ação. Um efetivo operacional de 667 policiais, distribuído em equipes compostas por delegados, inspetores e escrivães, e 171 viaturas estiveram nas ruas para o cumprimento dos mandados de prisão. A ação começou no início da manhã de hoje e se estendeu até as 15 horas.

Ação anterior

A primeira fase da Operação Cronos no Ceará, em agosto de 2018, resultou em 97 suspeitos capturados pelos policiais civis no Estado. Na ocasião, a Polícia Civil do Ceará teve o melhor resultado em comparação a outras unidades da federação, chegando ao maior número de prisões por homicídios em todo o País, com 68 capturas. O nome “Cronos” faz alusão a supressão do “tempo de vida da vítima”, reduzido pela mão algoz do autor do homicídio/feminicídio. Ao mesmo tempo, com a prisão do autor, é retirado dele o “tempo” de prática de novos delitos.